segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reposta ao Juca - Argumento da Plantinha Que Também Morre

Um dia desses, uma pessoa fez um comentário anônimo sobre o texto "O Argumento da Plantinha que Também Morre" e depois, se idêntificou como Juca e fez mais postagens, mas eu não tive tempo de responder então, resolvi fazer as devidas consideraçeõs agora.

Vamos aos textos de nosso amigo em destaque e minhas considerações.

"Não é porque as plantas não reagem (emitem sons de desespero) ou expelem seus fluidos que não são atacadas ou agredidas. As plantas quandão são atacadas, mudam a sua química interna para repelir o agressor, de forma a emitir odores para outras plantas. Seria como cortar a garganta de uma galinha em estado de coma, a dor será sentida na alma. Boa salada!!!"

Caro Juca, antes de mais nada, essas plantas que você diz reagirem quando são atacadas, como é o caso do manjericão, na verdade, reagem assim quando são balançadas, mesmo que de leve. Se você balançar um pouquinho, verá essa reação, que é a mesma no caso de um "ataque". E isso não é provocado por sistema nervoso (pesquisar livros de biologia), mas por um sistema que reage a determinado evento. Sendo a planta incapaz de determinar se é um ataque, vento ou qualquer outra coisa. Até a planta carnívora funciona assim. Não importa se é uma pedra, ou uma mosca. Quando algo encosta em mais de um ponto onde tem o espinho interno, ela se fecha. O processo não é consciente.

Depois, para que uma planta emitiria odores para outras plantas? Se elas não virão em seu resgate? O odor é um mecânismo de defesa ou de atração de animais. Assim como venênos e espinhos.  Muitas dessas coisas são simples adaptações que aconteceram e por essas plantas terem as adaptações, permaneceram como espécie. O propósito é diverso. As vezes atraí um animal que vai comê-las e espalhar o materia para que mais plantas possam nascer a partir daquela. As vezes, existe apenas para repelir, como é o caso da roseira, que por sinal, não comemos.

Se você acha que matar um alfaçe é como cortar o pescoço de uma galinha em coma. Fazer isso com uma galinha é o mesmo que cortar o pescoço de um porco em coma, ou de um macaco em coma, certo? Qual é mesmo o percentual de diferença genética entre um ser humano e um macaco? Menos de 1%? Então, cortar o pescoço de uma pessoa em coma de ser pelo menos parecido com cortar um alface, certo? A -> B -> C, então A->C.

Você disse que as plantas sentem dor na alma. Bom, aí vamos entrar em uma discussão de alma e religião e o meu texto não levou a discussão a esse ponto, mas poderemos fazer isso em outra oportunidade. Aquele texto tem o objetivo de refutar apenas 1 argumento que é: algumas pessoas dizem que matar uma planta é igual a matar uma galinha. Eu não acho que seja a mesma coisa e fico muito feliz por ter visto que você já evoluiu o suficiente para achar que uma galinha não é uma planta. Você já acha que matar uma galinha consciente é mais cruel do que matar uma planta.

Mas lembre-se, o texto citado e de minha autoria tem como função responder a apenas uma questão. Quando tiver filhos, peço que execute uma experiência. Dê a ele um faça, uma galinha em coma e um alface para ele cortar e depois me diga se foi tudo como esperado.

Vamos a mais um texto escrito por você nos comentários.

Essa citação não é uma grande besteira também?
"Quer ver como você sabe? Sua filha tem cinco anos de idade e admitindo que você deixaria ela pegar uma faca. Dê uma faca para ela e mande ela ir lá e colher (matar) um alface e depois peça para ela ir até uma galinha ou um porquinho e fazer a mesma coisa." 


É uma besteira mesmo? Porque? Você faria isso? Faltou uma argumentação.
Depois disso você escreveu mais.

O engraçado é que no passado as crianças acompanhavam os pais na rotina de fazer as refeições e tinham que matar um frango, um porco ou outro animal. Mas nesta época, o índice de violência era baixa. O que acho é o seguinte: Não precisam tentar justificar algo que acreditam, como o hábito vegetariano e suas derivações, atacando o hábito dos outros. Também não acho que a busca de alimentos através da caça, incite a violência. temos os casos dos índios e ouros povos que na maiorias dos casos são pacíficos.
Este será meu último comentário e me desculpe se expus a minha opinião. Abraços.


No passado o homem tratava o outro como escravo, crucificava pessoas, tacava fogo em outros, decaptava, enforcava, apedrejava, chicoteava e fazia muitas guerras e muito mais coisas. Existem alguns pontos do mundo onde essas práticas permanecem, mas está acabando. Ainda bem que a sociêdade evoluiu. Poderiamos estar fazendo as mesmas coisas que antes, mas estamos melhorando, certo? Pelo seu pensamento, se faziamos algo, deveriamos continuar a fazer. Certo?

O índice de violência era menor? Baseada em qual estatística você diz isso? A quantidade de guerras de antigamente era maior, ou eu estou errado? Acho que estamos aprendendo a não fazer como antigamente. Hoje, uma guerra é motivo para boa parte do mundo se revoltar.

Quanto aos índios, você tem razão, eles caçam e não são violentos como nós (pelo menos até onde eu sei). E acho que essa foi uma das poucas coisas certas que você falou, mas eu não disse o contrário. Eu apenas disse que existe uma diferença entre matar uma planta e um animal. Além disso, deve existir uma idade para um índio levar seu filho para caçar. E você já viu como ele ensina seu filho a caçar? Já viu se existe algum ensinamento cultural ou religioso envolvido? Essas coisas fazem diferença no fato de ser ou não violento. Pesquisar é preciso. Outra coisa: você busca alimento através da caça? Eu não conheço ninguém que faça isso. Conheço os que caçam por prazer, mas acho que nem os índios caçam mais.

Mais uma vez, não ataquei o hábito de ninguém naquele texto que escrevi. Apenas respondi a uma pergunta que me é feita sempre. As pessoas querem saber a diferença entre matar uma planta ou uma galinha. Elas não sabem. Eu tentei explicar. Veja como as coisas são boas. Você já sabia que existia uma diferença. A galinha em coma, não terá consciência e provavelmente não interpretará a dor de seu sistema nervoso. Isso é belo, não é?

3 comentários:

Adriano Olszewski Gabriel disse...

Snap Noris.Estava olhando algumas receitas do "O minimalista" e acabei caindo em seu site. Resolvi ver qual era o último post. Posso dizer que fui estritamente vegetariano por 5 anos. Hoje abro algumas excessões. Já passei por estes questionamentos sobre agreções a uma planta e isto nunca me ofendeu. Pelo contrário, levantou mais questionamentos. Resolvi estudar isso. Descobri que ao contrário de que muitos vegans e vegetarianos pregam as plantas possuem senciência sim. Existe vários estudos sobre o assunto e um livro maravilhoso chamado. "A vida secreta das plantas". Tambem tem matérias na revista Galileu e vários artigos científicos, inclusive brasileiros. E a resposta é sim, as plantas sentem dor e medo e possuem senciência. São muito mais sensíveis do que animais e humanos até.
http://galileu.globo.com/edic/98/conhecimento5.htm
Podemos pregar que o vegetarianismo é excelente para saúde, bom para o planeta, que nosso corpo tem melhor desempenho com esta alimentação etc etc mas não podemos dizer que não cometemos nenhum ataque a vida ou somos muito mais éticos. É um paradoxo. Mas a toda vida e morte estão muito ligadas. Celulas, microbios, bactérias, animais, plantas nada escapa deste ciclo.

Bruno Marota disse...

Tudo bem Adriano, pelo estudo que você enviou, admitindo que seja sério e não contenha nenhum erro, mostra que as plantas possuem percepção da intenção das pessoas mesmo que seja algo fora do padrão da matéria que conhecemos, não duvido disso, coisa que um animal, até onde eu sei, também o faz e nós também. Só que aí nós começamos a entrar em um papo mais religioso, ou metafísico.

Mas o que lhe faz pensar que elas sentem isso mais do que os anmiais? Elas sentem medo? Ou reagem a uma vibração de energia? Devemos definir dor e medo para chegar a uma conclusão.

A ciência sabe que o cérebro emite ondas e que outros organismos e materiais captam essas ondas. São vibraçõs eletromagnéticas ou coisas assim. Será que existe a chance de uma pedra vibrar de forma diferente diante do meu pensamento? Um pensamento agressivo emitiria uma onda em certa frequência e poderia alterar vibração do outro corpo em algum grau.

Porque pessoas se sentem mal em locais onde outras pessoas fizeram coisas ruins? Será uma questão de energia e vibração? Poderia ser a mesma coisa que as plantas "sentem"? A matéria é afetada pelo pensamento e não contrário. Vide efeito placebo.

Existem pesquisa que mostram como a água é afetada pelos nossos pensamentos. Veja o filme "Que Somos Nós - What The Bleep Do We Know" se você lembra que somos feito em maior parte por água. O quanto isso nos afeta? E aos animais?

Isso é apenas uma possibilidade, não estou falando que seja isso. Certo?

De qualquer forma, ainda não acho que matar uma planta seja como matar uma galinha e foi disso que falei. Se você também acha que é igual, faça como eu falei. Mate você mesmo os dois e veja.

Além disso, eu não poderia ficar sem comer tudo que existe, porque aí eu morreria. Mas posso ficar sem comer carne e evitar o sofrimento dos animais. Eu evito o sofrimento dos animais a medida que posso.

Por último, sou obrigado a concordar que existe a possibilidade de as plantas perceberem algo não material, mas para saber o que é isso e como funciona, seriam necessários muitos estudos. Além disso, nada descarta que os animais tenham o mesmo sentido e mais os outros sentidos que conhecemos.

Eu não prego que o vegetarianismo é bom para a saúde, por mais que eu ache que seja, nem prego que seja mais ético. Eu digo que uma galinha parece muito comigo e reage de forma muito semelhante a mim para que eu ignore seu sofrimento.

Assim como um boi, ou um porco. Eles sofrem como meus bixos de estimação sofrem e eu vejo isso nos olhos deles, como vejo nos olhos de uma criança ou de um adulto. Isso é motivo suficiente para mim.

Mas você pode estar certo. Pode ser que elas tenham uma forma de percepção, e já me perguntaram isso. Eu respondi dizendo que não há nada que eu possa fazer quanto a isso, porque é o alimento mais básico que temos e eu percebo a forma de sofrimento dos animais. Identifico com a minha. Tenho certeza que eles sofrem e sei como eles sofrem. Eu detesto sentir dor, gosto da Paz, busco a Paz.

Isso é tudo que tenho a dizer.

Bruna Sodré disse...

Adriano gabriel, o dia que você conhecer alguém que ficou traumatizado ao comer uma maçã a gente conversa. Dor é algo bem simples de se entender, e de enxergar no outro. Quando um animal é abatido, é fácil enxergar nos olhos dele o tamanho da dor que ele está sentindo, e se identificar. Nesse ponto, é algo bem semelhante a nós mesmos.

Cada um arruma a desculpa que quer pra se alimentar de carne... no fundo são desculpas, porque a menor parte das pessoas teria realmente coragem de enfiar a faca em um animal e comer. A sociedade já evoluiu, e não precisa da carne pra sobreviver. Temos raciocínio pra isso, temos alternativas. E cobrar de um ser humano o mesmo que é cobrado de um animal qualquer é, no mínimo, ingenuidade. É como achar que o funcionário mais alto do governo tem as mesmas responsabilidades que um funcionário do escalão mais baixo. A responsabilidade é proporcional à consciência e capacidade de cada um.

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...