quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cachorro Não é Brinquedo

Tem gente que acha que os animais são brinquedos que compramos e quando estão velhos, ou dão problemas, jogamos fora ou doamos para pessoas pobres, mas a verdade é bem diferente disso.

Um cachorro é um ser vivo consciente, que sente dor, que sente prazer e consegue experimentar muitos dos sentimentos e emoções que os humanos experimentam.

Passei e ainda passo por um processo complicado porque duas pessoas acham que cães são bonecos, ou efeite. Mas não são. Eles fazem xixi, cocô, são indisciplinados e precisam de disciplina. Eles se sujam, ficam tristes e sujos, precisam de banho, de liberade, carinho e gostam de brincar. Precisam de limpeza e muitas outras coisas que a maioria nem considera necessário.

Se você não der um mínimo de condições para este animal se desenvolver, ele vai crescer frustrado, revoltado, sem obedecer quase ninguém e querendo morder tudo e todos. Quando morder alguém pela primeira vez, as pessoas que não entendem porque ele está assim, vão querer sacrificá-lo.

Se você não é capaz de cuidar de um animal, não tenha um, não compre um, não adote um (a menos que seja um da rua). Se você não tem a capacidade, a coragem e a dignidade de cuidar de um animal que você mesmo pegou, não jogue a responsabilidade para os outros. Você pode até pedir, e talvez alguém lhe ajude. Outras pessoas tem uma vida e um animal pode modificar bastante a vida dessas pessoas. Se você modificou a sua sem pensar, o problema é seu. A responsabilidade é sua.

Fique sabendo que cachorros podem dar muito mais trabalho do que seus filhos quando eram crianças. Eles podem fazer uma sujeira que você não é capaz de imaginar e também possuem uma capacidade de destruição que foge à compreensão humana.

Antes de decidir, pense, pense direitinho e se você tomar a decisão, lembre-se que este animal vai se apegar a você e terá sentimentos por você, quando ele estiver mal, será sua responsabilidade cuidar dele, porque ele vai fazer muito por você enquanto puder. Ele não é um brinquedo. Essa é uma decisão que tomará pelo menos, 10 anos de sua vida e boa parte do seu dinheiro também. Pense antes de fazer.

Nenhum comentário:

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...