quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As Impossibilidades do Veg...ismo

É possível ser vegetariano ou vegano e ter saúde? Acho que isso é o que as pessoas mais tem perguntado ultimamente. E a resposta é óbvia. Sim, é possível e se pensarmos um pouquinho, podemos concluir isso.

Vocês acham que todas as pessoas do mundo comem carne e que o vegetarianismo é novidade? Nem uma coisa nem outra. A maioria da população mundial não come carne porque não pode comprar. MAIORIA significa 50% + 1. Então, permanecer vivos eles conseguem. Eles tem saúde? Acho que não muito boa, mas eles não tem dinheiro para comprar remédios, não devem ter saneamento básico e outras coisas mais. Mas mesmo assim, estão vivos. Se nessas condições eles estão vivos, acho que a carne não é tão necessária como as pessoas pensam.

A Índia era praticamente toda vegetariana até que os muçulmanos e católicos começaram a entrar no pais. Eu não sei ao certo qual percentual não come carne hoje, mas existe até um filme chamado Lagan que mostra uma história dos colonizadores ingleses tentando forçar os nativos a comerem carne, mas eles se recusavam. Nessa caso, era uma opção e não uma questão de pobreza. Isso não impediu a população de se desenvolver e crescer. É o segundo país mais populoso do mundo.

O que eu defendo sobre a carne é: é uma forma mais fácil de conseguir alguns nutrientes e ponto final. Não existe necessidade, mas opção. Já ouvi gente dizer que tal pessoa é anêmica, ou muito magra, ou está morrendo porque não come carne. Isso é mentira. Eu já vi algumas dessas pessoas. Não precisa me contar. Não dá para comer um alface no café da manhã e ir pra academia, depois estudar por horas. Você vai morrer se fizer isso.

Por outro lado, minha irmã era anêmica quando eramos novos e até vomitou muito em um passeio de bicicleta que fizemos. Isso nos alertou para o problema. Ela fez alguns exames depois disso e percebemos o problema. Só que a minha irmã comia caldo de feijão, arroz e bife todos os dias. Comia muito brigadeiro também. A carne não resolveu o problema dela.

Por outro lado, conheço uma mulher vegetariana de 70 anos. Que teve 6 filhos e criou todos como vegetarianos até a idade em que eles puderam escolher. Todos são saudáveis. E ela é bem mais saudável que as pessoas da idade dela. Sem osteoporose e sem outros problemas relacionados a idade avançada das mulheres. Só que ela come plantas que eu não consigo nem colocar na boca porque acho muito ruim.

Isso não prova nada a favor dos vegs, mas elimina as impossibilidades. Destrói argumentos.

A questão é: você precisa de alimentação diversa, precisa de nutrientes que estão disponíveis em alimentos diversos. Coma só carne e você vai ter sérios problemas. Se você parar de comer carne e comer só alface e biscoito, você também vai ter problemas de saúde. Se você não sabe o que comer, procure um nutricionista especializado em vegetarianismos e veganismo.

Não existe nenhum impedimento ao vegetarianismo ou veganismo.

Nenhum comentário:

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...