quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ajuda Às Baleias - Ajuda ao Sea Shepard

Eu não sei quantos de vocês sabem a respeito da organização Sea Sheapard ou quantos assistem ao programa do Animal Planet, o Whales Wars. Esta é uma organização que defende focas, golfinhos, baleias e tubarões da caça pelos seres humanos.

Um dos principais focos do Sea Shepard é defender a baleias que são caçadas pelos japoneses nos mares entre a Antártica e a Austrália. A caça é proibida internacionalmente, a não ser para pesquisa. E os japoneses, que normalmente são tão inteligentes, alegam que precisam caçar mil baleias por ano para pesquisa. Isso é mentira. Eles caçam para venda da carne.

Se fosse uma ou duas baleias por ano eu entenderia, mas são MIL? Eles estão é duvidando da nossa inteligência. E o pessoal do Sea Sheapard arrisca a vida para impedir a caça as baleias. Então, eu fiz esse post enorme para ajudar a organização a conseguir doações. Algumas pessoas passam aqui pelo blog e verão isso, talvez ajudem, talvez divulguem.

A reportagem abaixo mostra um barco novíssimo do Sea Shepard, que custou nada menos do que 2 milhões de dolares e foi destruído pelos japoneses após receber suprimentos. Reparem no vídeo que existem caixas em cima do barco Ady Gil do Sea Shepard na hora do impacto.


-->


Você viu o vídeo? Então. Esse barco foi comprado apenas com doações de todo o mundo e era uma arma importante na luta contra a caça de baleias. 2 milhões de dolares. Era o seu primeiro ano de utilização. Para piorar, a organização usa um navio chamado de Steve Irwin para impedir a caça, mas este navio é lento e não está preparado para navegação em campos de gelo.

O Brasil tem 190 milhões de habitantes. Se 1% das pessoas que moram neste país aqui. Apenas 1% fizerem uma doação de 1 dolar, teremos 19 milhões de dolares em doações. Deve dar para comprar um návio bom, que quebra gelo e tudo mais. Veja bem, 1 dolar de apenas 1% das pessoas do Brasil.

Eu fiz a minha doação via PayPal diretamente para o Sea Shepard via cartão de crédito e não foi de apenas 1 dolar, porque eu quero que a caça termine, mas não vou até lá fazer alguma coisa. Eles vão. Essa é uma das poucas situações em que vemos nosso dinheiro sendo utilizado para algo útil. Eu sei que essas pessoas farão bom uso em uma boa causa de um dinheiro que não vai me fazer falta. Acho que não fará falta para você também.

A caça de baleias continua porque é lucrativa no Japão. Os barcos japoneses estão cada vez mais bem equipados e os gastos estão subindo, mas não subiram o suficiente. O Sea Shepard agora tem 2 grandes navios para tornar os custos dos japoneses ainda maiores, mesmo com equipamento infinitamente inferior. E ainda perderam esse super barco de pequeno porte.


Quem quiser saber sobre o programa, está passando no Animal Planet toda quarta-feira as 22 horas.

Faça a sua doação diretamente no site internacional do Sea Shepard com PayPal

Muitos países são contra a caça, como é o caso de Austrália e Holanda, mas não fazem uma intervenção direta para evitar problemas diplomáticos. Por outro lado, a Holando permite ao Sea Shepard usar sua bandeira e a Austrália é o porto da organização para navegar até a Antartica.

Se os países não fazem nada oficialmente, nos podemos. Se cada um der um pouquinho, pouquinho mesmo, faremos muita diferença. E como eu disse, esse é um dos poucos casos em que vemos nosso dinheiro sendo bem utilizado.

Nenhum comentário:

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...