segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vermífugo Proibido Para Gatos

Bom, se você tem gatos é bom saber que existe um vermífugo que não se deve dar para o seu gato. Ele se chama IVOMEC ou IVERMECTINA.

Esse é um remédio para bovinos e outros animais de grande porte para tratamento de parasitas que é usado para tratamento de vermes, problemas de pele ou de ouvido em cachorros, e as vezes em gatos. Muitos veterinários estão acostumados com cachorros e acabam receitando isso para os gatos de forma equivocada.

A Ivermectina só pode ser usada em gatos se for para uso tópico e se fosse eu, pesquisaria a respeito. Não use nem deixe ninguém administrar IVERMECTINA no seu gato por via oral ou subcutânea. Não deixe porque existe grande possibilidade do gato morrer.

Essa substância atua no sistema nervoso e paralisa incluvise o sistema involuntário do animal. Isso significa que ele pode parar de respirar.

Isso aconteceu conosco 2 anos atrás. Foi uma dosagem muito controlada, mas os gatos eram filhotes e a veterinária aplicou o procedimento padrão da veterinária chefe da clínica. Gatos não são cachorros. Não era o certo a se fazer.

Em nosso caso, foi uma aplicação subcutânea (em baixo da pele) e em poucas horas um gato estava inconsciente e os outros três estava muito grogues, cambaleando e começando a parar. Um deles era mais velho e não teve muitos problemas, se recuperou em dois dias. Os outros três tiveram problemas graves, ficaram respirando com ajuda de oxigênio por 24 horas. Dois sobreviveram e se recuperam completamente em 5 dias. Um deles morreu de insuficiência respiratória. Era difícil entubar pelo tamanho dele. O oxigência tinha que ficar na entrada do narina.

Fizemos muitas pesquisas naquela época, inclusive em textos médicos em inglês para tentarmos um tratamento. Ninguém sabia o que fazer. E aprendemos muita coisa. Tiramos dúvidas com os veterinários, que nos pediram desculpas pelo erro no procedimento, mas o estrago estava feito. Nos EUA esta substância é PROIBIDA para FELINOS. PROIBIDA!

Os gatos são muito sensíveis ao medicamento e algumas poucas espécies de cães também. Só se recomenda essa substância para gatos em caso de verme do coração e com dozagem extremamente controlada. SOMENTE PARA GOTOS ADULTOS.

Como tratar o envenetamento por Ivermectina?

Se a ingestão for pela boca (via oral), o veterinário deve administrar carvão ativado para o animal nas primeiras horas. A absorção da substância é rápida, então quanto mais rápido você chegar ao veterinário, melhor.

Se a aplicação for via injeção por baixo da pele, aí o problema é sério. Porque a absorção é lenta e não há tratamento. Não me lembro de tudo porque fazem 2 anos que pesquisei, mas se não me engano, leva até 24 horas para absorver tudo. Nesse período, você deve deixar o gato bem alimentado e hidratado. Porque isso ajuda a diluir a substância. Começe a alimentação o quanto antes. Matenha o estomago com comida, mesmo que seja via sonda (o veterinário sabe como fazer). Se ele der a impressão que não consegue se mexer, está muito grogue, significa que existe grande chance dele entrar em coma ou algo assim. Leve para o veterinário e mande entubar. Ele vai precisar de respiração artificial.

Me lembro que na época, li relatos de pessoas falando que perderam seus animais, inclusive cachorros por tratamentos prolongados com essa substância. Você não precisa acreditar no que está escrito aqui, por isso faça mais pesquisas. Existem bons veterinários e péssimos veterinários. Isso serve para qualquer profissão.

Evite vermífugos para gatos muito novos (1 mês), porque a morte dos vermes pode intoxicar o gato também. (Isso foi um veterinário que me falou, eu não pesquisei).

A Ivermectina usada POR CIMA da pele do gato para tratar algumas doenças de pele e não dentro do animal, parece que não causa problemas.

32 comentários:

Monica Holanda disse...

Oi

A veterinaria dos meus gatos receitou o ivomec para eles q estao cheios de ácaros. Ela passou 1 dose de 0,2ml a cada 10 dias durante 1 mes.

Foi essa dose q voce deu para seus gatos? Fiquei assustada com o seu relato. Um dos meus gatos teve q tomar essa dose há um ano, mas nao teve reação.

Abç

Bruno Marota disse...

O que eu vi é que não existe dosagem realmente segura para gato em caso aplicação interna no corpo.

Se for para problemas de pele, será por cima da pele, não tem problema, o que não pode é injetar..

Se precisar injetar, tem que ser uma dosagem super específica, mas só usar em casos extremos, como verme do coração. Tem veterinário que usa em gatos e tem gato que reage bem, mas é bem comum dar problema.

Se for filhote, essa dosagem segura não existe.

Anônimo disse...

o que é verme do coração e como saber se os gatos tem este tipo de verme?tem cura?

Bruno Marota disse...

Eu não sei como diagnosticar um verme de coração. Sei que acontece tanto com pessoas, como com animais e tem cura, mas é difícil. A cura inclui o tratamento com ivermectina, mas para gatos e para algumas raças de cachorro, é arriscado.

Tem até um episódeo de House que mostra um cachorro que morre após ingerir dois comprimidos de Ivermectina na terceira temporada. Justamente porque aquela raça é sensível.

Lótus disse...

Acabei de perder um gato de pouco mais de um mês por super dosagem dessa substância,a veterinária me explicou que esse medicamento é altamente tóxico para felinos,a aplicação foi injetável e em menos de 24 horas meu bichinho morreu,a veterinária ainda tentou deixando ele entubado e fazendo diurese mas não houve jeito!Por isso aviso a todos que tenham muito cuidado!A dosagem segura em adultos é de apenas 0,4 ml por quilo e só usada em casos extremos é mto tóxico,um erro é fatal!

Anita disse...

Por favor, minha gatinha está intoxicada, já fazem 24 horas. Ela está cambaleando, mas come e bebe água e leite, mas não urina nem faz cocô. Ela tem 1 mês de idade e não tenho dinheiro para pagar o veterinário.
Pode me dar umas dicas? Ela ainda tem risco de morrer? Ela caminha, brinca, mesmo cambaleando, mas estou preocupada. Devo apenas esperar ou tem algo caseiro que devo fazer?
Se puderem, me escrevam um email? É acampos@gmail.com
Obrigada pela ajuda, a gatinha Lili agradece

Anônimo disse...

Hoje a veterinária aplicou esse veneno no meu gatinho de 1 mês. Eu não conhecia os efeitos.

Em casa horas depois ele ficou eufórico. Corria, brincava, comia. Depois foi como se a bateria estivesse acabando. Foi ficando sonolento. Agora está meio desperto, meio dormindo.

Estou muito preocupado. Mas a essa altura só posso esperar.

Bruno Marota disse...

Olá Amigo, demorei pra ler. Essa hora, ou ele viveu, ou morreu. Se ele comeu sozinho, é porque tem mais de 1 mes. Deve ter dois. Nesse caso os efeitos devem ser monores. mantenha ele alimentado. em alguns dias deve passar. Acho que ele só vai ficar zonzo.

Bruno Marota disse...

Se ele dormir e não acordar, precisa ser levado ao veterinário para ficar no oxigênio.

Anônimo disse...

Bom dia, dei 1/2 comprimido de mectimax 3mg (ivermectina)para minha gata de 3 anos ontem as 22 horas, as 5 da madrugada ela ja estava cambaleando, assustada com a pupila dilatada, ela corre algum risco, precisa ser internada?

Bruno Marota disse...

Bom, eu não sou veterinário, não sei a dosagem correta. Fiz muita pesquisa na época e vi que pode causar prolemas e até a morte do animal (perdi um assim e consegui salvar 2 que ficaram no oxigênio. O quarto viveu sozinho), mas acontece assim.

O bixo toma o vermifugo e horas depois já está bem lezado. Se for injetável, o organismo leva 12 horas absorvendo, então, ela absorveria até as 10 da manhã, se até essa hora ela estiver só cambaleando, vai viver. Mantenha ela comendo para o efeito passar mais rapido.

Se for via oral, o veterinário pode dar carvão ativado para desintoxicar, mas absorve em menos tempo. Se foi via oral, as 5 da manhã ela já chegou ao efeito máximo do remédio.

O que acontece é que os remédio impede as terminações nervosas de funcionar e o gato vai ficando lezado, depois para de andar, fica paradão e pode entrar em coma. Aí o sistema automatico de respiração e batimentos cardiacos pode falhar. Um dos meus ficou com problema no pulmão depois e teve que tomar corticoide. Se ela está andando e comendo sozinha. Ótimo. Abre um patê ou atum e dá logo pra ela.

Li que manter o bixo alimentado é o melhor a se fazer quando já passou o tempo de açào via oral ou em caso de aplicação subcutânea.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Olá!
Vc não faz ideia de como este post me está sendo útil! me esclareceu muito!

Olha o q me sucedeu:
Adotei há 1 mês uma gatinha mt bebê. ela agora tem 3 meses. a gatinha já veio pra cá com sarna sarcóptica (aquela q passa pras pessoas e para outros animais). porém, estava muito no início ainda, só nas orelhinhas. O veterinário indicou a Ivermectina o,2mg (de acordo com o peso dela), porém me sugeriu q manipulasse em farmácia. Ok, assim fiz. dei a primeira dosagem e já vi melhoras, dei a segunda e ok,(o tratamento é feito de 2 comprimidos, 1 a cada semana) me parecia q ela estava bem. Não houve efeitos colaterais graves neste primeiro tratamento, ela apenas ficava um pouquinho agitada. Semana passada vi q ela ainda se coçava um pouco, então tornei a levar ao vet. Ele me sugeriu q manipulasse novamente mais 2 comprimidos de ivermectina 0,2mg. Assim o fiz. Gente, sexta feira 15/07 ao meio dia eu dei 1 comprimido. às 18hs a minha gata estava muito mal. Pupilas extremamente dilatadas, trocava as patinhas na hora de andar, ficava com o olhar perdido, como se não estivesse me vendo, caía, não se aguentava em pé, não conseguia miar, e tremia muito. Pensei: vai morrer. Fiquei desesperada, mas nada podia fazer até o dia seguinte. No dia seguinte ela ainda estava assim. corri e levei ao vet. ele disse q ela APENAS se intoxicou (oi? a bichinha quase bateu as botas). Me passou Mercepton (antitóxico), eu dei ontem e ela hj já está normal novamente. Mas foi por um triz!! Por muito pouco minha gatinha não morre. Eu deduzo que a Ivermectina nela não deu tantos efeitos nas primeiras aplicações, pq ela realmente estava doente. Mas nesta segunda, q ela estava quase 100% (era só um reforço pra sarna não voltar), talvez não precisasse desta dosagem toda. Ou ainda, há a possibilidade de terem manipulado erradamente o medicamento. Não confio em farmácias de manipulação.
Obrigada por compartilhar este assunto. Jana.

Bruna Sodré disse...

Olá Jana, o que eu sei é que a substância tem um metabolismo muito lento, e tem um efeito acumulativo.. então, quanto mais ela toma, mais ela ficará intoxicada, pois a substância já se acumulçou em uma alta dosagem no organismo.

Muitos vets ainda teimam em usar, inclusive pra coisas bobas, como sarnas e vermes, onde existem outros medicamentos bem menos tóxicos. Por isso fizemos esse post... sempre que receitarem Ivomec para gatos, optem por outra substância, porque pode ser fatal.

Que bom que sua gatinha se safou dessa!

Abs,
Bru

CHIZUE disse...

qUE BOM SABER QUE O IVOMEC FAZ MAL .QUASE QUE APLIQUEI NOS MEUS GATOS,MAS E NOS CAES TEM PERIGO?OBRIGADA .

Bruno Marota disse...

Olá Chizue, esse vermífogo tem que ser muito bem controlado quando administrado via oral ou subcutâneo. Existem raças de cães mais sensíveis, mas não sei quais.

O uso em um cão, uma vez, com muito controle de um veterinário experiente, parece surtir bom efeito, mas o uso prolongado acaba matando o animal. Acho que algumas pessoas já comentaram isso acima.

Nunca use esse remédio sem um veterinário e até com um veterinário, é bom ler a bula e ver a dosagem indicada. Quem aplicou em nossos gatos filhotes foi um veterinário com alguns anos de experiência

Laninha disse...

não estava conseguindo encontrar drontal para gatos no subúrbio do RJ, reclamei com o veterinário e ele receitou Prapi que só que esse medicamento tem a metade de Pamoato de pirantel, nem me liguei, cofiei no veterinário e agora estamos com infestação de vermes, são 10 gatos e estou correndo atrás do remédio, mas nem na internet encontro Drontal para gatos. Vou ligar p/ o SAC da Bayer

Veterinários só entendem de cães.

Laninha disse...

Ivermectina só pode ser usado em cães por veterinário experiente e assim mesmo se o animal não estiver com queda no sistema imunológico.

Minha mãe tinha 1 doberman, mudou de bairro, o consultório no qual o veterinário da PM atendia fechou e ele não tem consultório particular nem atende a domicilio, foi p/ outro e o cara é 1 matador de gatos. 1 x estava lá p/ levar a pet ao banho, ele estava operando 1 labrador fêmea e o irmão dele entrou na sala de cirurgia todo sujo de cimento com 1 furadeira na mão e ficaram discutindo. Sai correndo com a minha pinscher debaixo do braço e só a levo p/ 1 veterinário que também é Biólogo e trabalha na Fiocruz ele atende poucos pets, só de amigos. Levava a pet da minha mãe nele, tudo ok, mas ele mudou de endereço e eu não conseguia encontra-lo, mudou p/ 3 ruas adiante e ninguém sabia onde era. Ainda bem que o encontrei em 1 loja e peguei o endereço, ele é tipo nerd, desligado, nem celular usa. Minha filha o adora, ele explicou p/ ela todo o ciclo evolutivo da pulga, 1 aula e tanto. Drº Eduardo.

Bruno Marota disse...

Parece que veterinário ruim é o padrão. Quando se tem gatos, é bom procurar veterinários especializados mesmo. Gatos e Cães são diferentes em muitos aspectos.

Anônimo disse...

trabalho em um pet em que aconteceu a mesma situaçao por culpa minha mas se voce nao leu a bula nao devia falar oque nao sabe pois pode gerar transtornos a profissionais da area de verdade, mesmo que um bloguero desse nivel nao va ser levado a serio, ivermectina 12 mg é sim para gatos inclusive persas com sarna( que tem super sensibilidade)

Bruna Sodré disse...

Olá Anônimo, nós lemos a bula sim... e o vermífugo é indicado apenas para bovinos. Não sou apenas blogueira, trabalho com proteção animal há 15 anos.. sugiro que você consulte quais as recomendações e instruções sobre a Ivermectina que são publicadas nos EUA. Lá (onde a medicina veterinária está a anos luz daqui...) a substância já é proibida em gatos, e só é permitida em cães para tratamento de vermes do coração, por ser uma substância MUITO tóxica e imprevisível, havendo outros vermífugos e fungicidas mais seguros e indicados para animais domésticos.. aqui, algumas faculdades até ensinam os alunos a usá-lo em vermifugação e outros tratamentos por ser um método mais barato. Se informe também com os especialistas em medicina felina no Brasil (Heloisa Justen) entre outros sobre o uso dessa substância em gatos.. principalmente filhotes.

Daniela disse...

A 1 anos dei para meus 4 gatos mectimax 3mg 1/4 de comprimido para cada por 1 vez por semana durante 3 semanas,uma das minhas gatas estava com uma coceira horrível nos ouvidos até feria de tanto coçar... A vet. disse que era sarna de ouvido, estava horrível, e como passa de um para o outro todos tomaram e não tiveram nenhum tipo de reação.
Aquela coceira acabou, nunca mais tiveram esse problema.

Anônimo disse...

O veterinario aqui em Miami que opera os gatos do catnetwork me vendeu ivermectin. A assistente disse para que eu desse 0,1cm na comida. Eu pensava que a dosagem que tinha no vidro era para 2 vezes, entao a ultima eu coloquei uma quantidade maior e dei para o gato (que cocava tanto as orelhas que que ficava no sangue.So que voltei de noite para dar comida para eles (sao da rua), ele estava cambaleando. Entao eu pensei, meu Deus, eu matei o gato. Mas gracas a Deus, ele reagiu e um mes depois eu dei outra dose 0.1cm e ele esta bem melhor das orelhas. Aqui eles dao para os gatos e se ponhe na comida, 0.1cm ciringa de dosagem de diabete, a bem finha.

Anônimo disse...

corrigir a palavra finha para fininha(ciringa)

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Adotei um gatinho de rua, e o bichinho tinha muitas pulgas, ele deve ter no máximo 4 meses, me recomendaram essa tal I V E R M E C T I N A, dei para ele 1/3 do comprimido ( que tinha 6mg ) por volta das 21:00hrs, quando foi por volta das 2 da manhã, meu gatinho começou a vomitar e ter diarréia ( inclusive saída de sangue no final das fezes ), mas continuou comendo e tomando água, durante o dia apresentou os seguintes sintomas: dificuldade na marcha, andava e caía, pupilas dilatadas, parecia não enxergar, letargia/ sonolência, levei no veterinário pois o quadro me preocupou, ele continua dormindo, quando acorda não anda direito e ainda apresenta diarre
ia. Continuo observando meu bichinho. Obs tenho mais duas gatas adultas que tb tomaram e vomitaram o tal medicamento.
Não DÊEM IVERMECTINA para o seu gatinho!!!

Anônimo disse...

Esse post não tem o menor fundamento!
Primeiro: existe sim dose segura de ivermectina para gatos!
Segundo: a concentração do medicamento varia entre as diferentes marcas dos laboratórios, ou seja, por exemplo, se alguma vez foi prescrito 0,2 ml do medicamento, não quer dizer que deva se levar a risca em todos os casos.
Gatos são sim mto sensíveis à diversas drogas, mas os donos não devem se levar por leigos e bulas.
Existem mtos veterinários competentes pra vcs estarem sujando a imagem dos bons profissionais.
Qto ao colega do comentário acima: meu caro, não sei que te deu essa recomendação, mas graças a isso, acabasse dando a dose 16 VEZES mais a dose indicada.
E é mais absurdo ainda que o povo se guie por blogs de leigos, embora entenda a preocupação de tal.
Procurem veterinários, não balconistas de agropecuárias, o pet agradece!

Anônimo disse...

Ah sim, e Ivermectina não é indicada para pulgas. Para filhotes uma boa iniciativa é o banho!
Espero que o seu gatinho tenha melhorado!

Isaac lira disse...

Isso acabou de acontecer comigo tenho dois gatos de 4 meses irmãos e dei ivermectina a eles com 24 hs apareceram os sintomas em apenas um deles esta grogue mal consegue ficar em pé, mas tá se alimentando bem, espero que tenha melhoras logo.

rosane disse...

Olá! Tenho uma receita de uso tópico com Ivomec para sarna preta de ouvido. Sendo testada, não apresentou problemas

Anota aí:

- 2 vezes por dia limpar bem os ouvidos (não enfiar lá dentro não, só a parte mais rasa da orelha) com algodão ligeiramente embebido em óleo de manteiga de karitê; e

- 1 vez por dia (após limpeza da orelha) pingar 2 gotinhas em cada orelha, massageando a base do ouvido, com a seguinte solução: óleo mineral e compre em casa de produtos agricolas Ivomec
Mistura em proporção de um por um, um ml de ivomec para um ml de óleo mineral, o óleo na verdade é só para diluir. Pingue duas gotas todo dia durante 10 dias e pronto, mas o principal é a limpeza antes! (texto da Roseli).

Você vai ver que isso faz a sujeira preta da sarninha vir para fora e aí vc vai limpando! É ótimo, a mas o tratamento é longo e intenso - não pode falhar nenhum dia!

Samuel disse...

Só sei que nada sei!, mas sei ler, e ainda sabendo ler apliquei IVOMEC em meu felino adulto quicá corôa com dose mínima subcutânea de no máximo 0,2 ml morrendo de medo e por influência da vendedora da casa pet que disse que eu teria que aplicar 1 ml. fiz loucura! pois a longo prazo ninguém sabe o que pode acontecer. ponto.
Ouvindo comentário de um veterinário amigo da família e de curiosos não leigos sobre o assunto ao longo de minha vida, "medicamentos desenvolvidos para bovinos e suínos pode se alojar no fígado e depois de um tempo eles podem desenvolver câncer".
Já apliquei com medo e reduzi a dose em 80%.
depois de um ano meu gato abandonou sua vida noturna, "Não é castrado pois discordo dessa mutilação" faz 60 dias e á 15 uma semana ele está de diarreia, se alimenta mas bem, mas está emagrecendo (possivelmente por causa da diarréia). Acredito que o Câncer chegou!.
fica a dica.
Se bem que o problema de pele que ele teve e que me fez cometer esse o mataria em pouco tempo e o Ivomec resolveu em pouco tempo, o mesmo ja estava quase sem pêlo. Estarei aqui acompanhando

Unknown disse...

Estou com medo ,dei meio comprimido para meu cãozinho adulto que pesa menos de de 4 kg. Do ivermectina 3 mg, na sexta não percebi nenhuma reação ,está comendo , brincando , agora vou dar outra metade na sexta feira ,mas estou com medo .e tenho 2 gatos que estão com o mesmp problema ,Mas estou com medo de dar. Alguém sabe outro medicamento que não seja tão perigoso.? Obrigada

Anônimo disse...

A questão é a dosagem. 1ml para cães adultos com mais 25kg.. filhotes 0,2 , 0,3 ml.. para gatos 0,1 ml.. eu dou para meus animais no sítio. É um espetáculo. Principalmente contra bernes, pulgas e carrapatos. Tratamento eficiente, econômico e com ótimos resultados.

Vetado disse...

Qual a idade deles?

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...