quarta-feira, 10 de março de 2010

Opções Veganas em Brasília

Bom, recebi este e-mail de uma amiga vegana e estou divulgando quase que integralmente.

Acho interessante sabermos os lugares que servem comida ao nosso gosto.

-------------------------------------------

Pessoal,

nas minhas andanças pela cidade e pela internet para fazer pesquisa de mercado nos negócios que atendem o público vegetariano, descobri alguns fatos e preciosidades que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Tem muita coisa escondida nesta cidade que a gente nem imagina.

Portanto, vejam a lista abaixo e aproveitem!

O mais surpreendente desta busca foi descobrir, no site do Guia Vegano (www.guiavegano.com.br) que existem estabelecimentos não-vegetarianos que dão descontos para sócios da Sociedade Vegetariana Brasileira (para quem tem a carteirinha)! E tem um local vegetariano que eu simplesmente desconhecia e que parece trabalhar com encomendas. São eles:

→ Café Elite: SCN - Q. 1 - Bl. C - Lj. 169 - Ed. Trade Center - Térreo - Asa Norte

Fone: (61) 3328 2808. Almoço self service e café da manhã colonial - Alimentação com opções naturais, mas serve derivados de carnes. Mediante a apresentação da carteirinha de filiado à SVB, oferece 10% de desconto sobre o preço do quilo.

→ Francesca Pizzaria Artesanal: Condomínio Quintas do Alvorada - QI 27 - Lago Sul

Telefone: (61) 3367-3367 e 8428-5507. Alimentação com opções naturais, mas serve derivados de carnes. Mediante a apresentação da carteirinha de filiado à SVB, oferece desconto de 20% válido de 2ª. a 6ª.-feira.

Gente, eles têm pizza vegana. Alô? Vocês me escutaram?? P-I-Z-Z-A vegana!!! E o nome da pizza é esse, ou seja, eles sabem o que é vegano. Dêem uma olhada no site e vejam como eles explicam direitinho que a massa da pizza não tem ingredientes de origem animal: http://www.francesca.com.br/cardapio.htm. E, além disso, tem pizza de chocolate sem leite. Sim, podem chorar de alegria.

→ Salada Mística: Colônia Agrícola Samambaia - Chácara 121 - Lote "M" Taguatinga – DF

Telefone: (61) 3561.3084 e 9801.5997 Priscila Lúcia Ferreira. Alimentação estritamente vegetariana

Oferece buffet vegetariano e cestas de café da manhã zen. Mediante a apresentação da carteirinha de filiado à SVB, oferece isenção de taxa de entrega.


Outras descobertas sobre onde temos opções veganas:

→ Abriu uma lanchonete nova na 413 norte, no bloco ao lado do bloco do Bendito Suco. Se chama Ômega 3 e o dono é amigo de um amigo que faz deliciosos pratos vivos. Na Ômega 3 tem sanduíche vegano que você mesmo monta, escolhendo pasta de grão de bico, pasta de berinjela ou shimeji (não é na manteiga!) + salada. Além disso, tem sucos da luz do sol (feitos com grãos germinados, castanhas hidratadas, brotos e frutas), leite de amêndoas e de castanha do pará. E mais açaís, saladas, vitaminas mucho locas e sucos de frutas.

→ O café do Sebinho (406 norte) tem leite de soja para os cafés, uma opção de salgado vegano e, ao que tudo indica, também outras opções (tipo ratatouille com torradas). Quando for, pergunte!

→ A loja de produtos naturais Alimentum (705 norte, de frente pra W3) tem sanduíches de pasta de tofu e de pasta de berinjela no pão integral por apenas R$1,50 e sucos de guaraná e de beterraba com limão por apenas R$1. Além disso, tem uma variedade enorme de sucos com polpas de frutas e salgados integrais, mas estes o dono me disse levarem ovo na massa. Pedi insistentemente que eles retirassem o ovo e ele ficou de considerar a possibilidade.

→ O restaurante Naturetto (405 norte) tem sobremesas veganas dia sim, dia não. Todos os pratos e sobremesas tem uma etiqueta informando a presença de ovos e derivados de leite. Geralmente não são lá essas coisas, mas tem uma torta prestígio que meu deus do céu...


Descobertas sobre produtos:

→ Tão rolando por aí duas marcas de leites de arroz, ambas italianas: Isola Bio e La Finestra sul cielo. Isola Bio tem dois sabores adaptados ao gosto brasileiro: leite de arroz com coco e leite de arroz, quinoa e cacau. La Finestra tem vários sabores, tipo aveia ou arroz com amêndoas e malte. Ambas são encontradas na loja Vita Zen (716 norte) e na Empório Bem-estar (113 norte). La Finestra também é encontrada em algumas lojas Pão de Açúcar e na Mel do Sol (403 norte).

→ Tem também mais duas marcas de leite de arroz: um fresco da Brotare e o outro, não-fresco, da Bio Rice. O da Brotare vc encontra nos seguintes lugares: Amor à natureza (310 norte), Girassol (409 sul), Espaço Natural (714/15 norte). Bio Rice pode ser encontrado na Mel do Sol (403 norte).

→ Na Vita Zen também vendem um creme vegano de avelã com cacau (tipo Nutella) da marca La Finestra sul cielo e farinha de grão-de-bico (ótima alternativa para as farinhas com glúten e um importante ingrediente de receitas indianas e italianas).

→ A loja Fina Farinha (212 norte), de produtos sem glúten e sem lactose, vende sua versão do famoso pão de queijo vegano (congelado), feito com polvilho e batata baroa. Além disso, tem risoles de milho, de palmito e pão de cachorro quente. Todos os outros congelados levam ovos ou carne.

→ Algumas lojas do Pão de Açúcar (que eu saiba: Lago Norte e 304/5 sul) estão vendendo os produtos da Samurai Tofu: tofu simples, defumado ou temperado, hambúrgueres, espetinhos de tofu para churrasco e pastas. E também os hambúrgueres da marca Soja Mais.

→ Os produtos da marca Saborosa, feitos pelo Cláudio, são todos veganos e sem glúten. Estão a venda no Empório Bem-estar (113 norte), no Boa Saúde (ed. Radiocenter) e direto com o Cláudio mesmo (81405180)). Tem bolos, tortas e outros.


Ao conversarmos com gerentes e donos de estabelecimentos, percebemos uma imensa resistência à culinária vegana.

Em muitos lugares, como no Amor à natureza, Sabor Vital e Green's, tivemos que explicar o que era uma comida vegana. Ao sugerirmos que fossem oferecidas sobremesas veganas, a resposta era sempre a mesma: “não tem saída”, “ninguém pede e fica sobrando”, “não temos tantos clientes veganos assim”, “não temos interesse nessa área, nosso restaurante já é todo sem carne”.

Portanto, gostaria de pedir a todos que, quando forem a um estabelecimento, qualquer que seja, manifestem-se. Mesmo se você achar que não tem opção vegana alguma, mesmo se você achar que eles nunca que vão ter leite de soja pro café, perguntem! Se a pessoa não souber o que é vegano, sem problemas, expliquem. Não fiquem com vergonha de dizer que são veganos ou, mesmo se você não for vegano, de dizer que gostaria de comer ou tomar algo vegano naquele dia! Você tem esse direito!

Só assim conseguiremos colocar a palavra VEGANO/A no cardápio dos restaurantes, lanchonetes e cafés da cidade!

Um comentário:

Frutta Mesmo ® disse...

Produzo picolés veganos, feitos naturalmente sem nenhuma química, sem gordura de nenhum tipo, sem lactose ou produtos de origem animal.
Entrego em casa no DF e satélites próximas.
www.fruttamesmo.blogspot.com

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...