terça-feira, 23 de março de 2010

Aprenda a Preparar Gengibre para Sushi

Se tem uma coisa que eu adoro comer com Sushi, é gengibre. Sabe aquele gengibre marronzinho dos restaurantes japonêses (um pouco mais escuro que na foto)? Pois é, eu adoro. As vezes coloco no pão, na salada e em outras comidas.

De quebra, ele ainda tem um efeito antibacteriano. Se você quer saber como preparar este gengibre, ai vai.

Lave bem e rale 3 raízes de gengibre fresco (o mais fresco possível, os velhos ficam fibrosos e fica difícil cortar) em fatias bem fininhas, deixe em um recipiente com muito sal por 24 horas (vai juntar um pouco de água).

Depois lava muito bem, para tirar todo o sal e leve a um panela grande com bastante água e deixe ferver por 30 minutos.

Depois disso eu coloco o gengibre dentro do vinagre e deixo na geladeira em um pote fechado por um dia ou mais. Ai já pode comer.

--------------------------------------

Eu achei gente falando para fazer isso aqui em baixo. Não testei ainda, um dia vou ver como fica.

Voltar ao fogo baixo com 750 ml de vinagre de arroz e 1 kg de açúcar refinado.
Mexe sempre com colher de pau para engrossar o açúcar.
Esperar esfriar e armazene em um pote fechado na geladeira.

14 comentários:

PAULO disse...

ola, ótima dica, muito obrigado, só ficou uma duvida: vc tira o gengibre do vinagre depois de 1 dia ou mais de molho?

abraços

Bruno Marota disse...

Paulo, eu só tiro o gengibre do vinagre na hora de servir. Repara que sempre que você come num restaurante, o gengibre vem meio molhado.

PAULO disse...

vlw por responder, outra duvida que me chegou, acabei de fazer como na receita, mas botei no vinagre normal, era pra ser vinagre de arroz? se sim eu estraguei então?

abraços

Bruno Marota disse...

Olha, acho que o tipo de vinagre pode mudar um pouco o gosto, mas muito pouco. Nem sei se muda. E a cor muda a cor do gengibre. Em alguns restaurantes, o gengibre fica roxo, por causa do vinagre eu acho.

PAULO disse...

muito obrigado por responder, adorei seu blog, fiquei curioso quanto a comida japonesa ser toda vegan, foi muito dificil pra vc fazer a transição da carne? tem algum post sobre isso (não achei), não sou tarado por carne mas ja contemplaria um sofrimento pra virar vegan, seria muito bom ler uma matéria sobre as dificuldades da mudança.

Bruno Marota disse...

Paulo, não sou vegano, sou vegeratiano. O nome VEG é genérico, serve para os dois casos. Eu precisaria de mais tempo livra para me tornar vegano e não prejudicar minha saúde. Além de uma alteração forte no paladar.

De qualquer forma, vou escrever um texto sim, colocarei no blog em breve.

paulo disse...

desculpe, não sei a diferença entre um e outro, ainda sou um simples carnivoro qualquer, rs

paulo disse...

não esquece de mencionar como ficam os custos da alimentação vegetariana, realmente os preços das carnes tão desanimando muito.

paulo disse...

desculpe pertubar denovo, q porre eu né?!! rs

poderia na matéria vc tb mencionar como vc se sente emocionalmente depois da mudança? carne sempre teve associado a agressividade (talvez por causa de hormonios, sei la) e nunca tive a chance de perguntar a um vegetariano se ele experimenta mais equilibrio emocional com a alimentação. sou muito interessado nesse fator.

abraços.

ana disse...

oiii, esse: "muito sal", seria qnto mais ou menos?
obrigada

Bruno Marota disse...

O saco inteiro de sal.. muito, muito sal, tem que cobrir tudo com sal.

augusta mattos disse...

OI!

Depois de colocar muito sal tem que colocar água?

Bruno Marota disse...

Augusta, não, não coloca água, mas vc vai perceber que vai sair água do gengibre quando ele estiver descansando no sal

Anônimo disse...

Como faz o com mel ?ele fica mais doce como estes dias em um restaurante Japones abraço tavinho Merola

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...