Eu aprendi essa receita com uma colega de trabalho, que aprendeu com um outro colega de trabalho. Até onde eu sei, o rapaz levava muitos desses pães para os colegas saborearem no café da manhã e foi assim que eu o descobri. Minha colega de trabalho fazia o mesmo.
Aqui em casa, quando fiz a primeira vez, teve gente sonhando com o pão durante a noite. Em duas semanas foram 3 receitas. Alguns familiares já pediram para eu fazer sob encomenda. Estavam dispostos a pagar por este pão realmente maravilhosos. Confesso, é muito bom.
Infelizmente, a receita não é vegana. Usa ovos, queijo e leite condensado. Nunca me deixaram trocar o leite condensado tradicional por um de soja, porque todos ficam com medo de estragar a receita. Também não sei como subtituir os ovos. Se alguém souber, por favor, me fale.
Vejamos a receita...
Ingredientes
* 4 ovos
* 1 lata de leite condensado
* ½ lata de óleo (use a lata do leite condensado)
* 1 colher de chá de Sal
* 1 Kg de Farinha de Trigo
* 2 envelopes de fermento biológico instantâneo seco (20 gramas)
* 4 colheres de queijo parmesão ralado grosso
* ½ lata de molho de tomate
* 150g de queijo catupiry (requeijoão culinário de amido vegetal é uma opção)
* 100g de queijo (mussarela ou queijo prato)
Primeira Etapa
Para preparar a massa comece batendo 3 ovos no liquidificador por 10 segundos. Em seguida junte 1 lata de leite condensado, 1 lata menos 1 cm de água (use a lata do leite condensado para medir) , ½ lata de óleo (use a lata do leite condensado para medir) e 1 colher de chá de sal. Se quiser pão doce acrescente 3 colheres (sopa) de açúcar. Bata no liquidificador por 30 segundos.
Segunda Etapa
Em uma vasilha coloque 1 kg de farinha de trigo e 2 envelopes de fermento biológico instantâneo. Acrescente a parte líquida (a que foi batida no liquidificador) e misture com as mãos até que fique uma massa homogênea e que desgrude das mãos.
Terceira Etapa
Deixe a massa descansar por 2 horas ou até que dobre de volume. Divida a massa em três partes. Com o auxilio de um rolo abra cada parte em um retângulo de 20 x 40 cm, recheie a gosto, enrole como rocambole, pelo lado mais comprido. Coloque em assadeira untada, pincele com gema de ovo batida e polvilhe com queijo parmesão ralado grosso. Pré-aqueça o forno e asse em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Nesta foto, a massa está aberta e o recheio colocado. Faltou adicionar apenas o queijo que pode ser um tofu bem molinho, se você quiser uma opção mais próxima de algo vegano.
Parece pouco recheio, mas não é. Isso que está na foto já é bastante coisa. Não precisa enxer de queijo, acredite.
Se colocar muito recheio, vai vazar quando for ao forno.
Veja que eu comecei dobrando pelo lado mais próximo do recheio e cobri o recheio todo. Depois eu fechei com o outro lado.
Atenção com as pontas. Amasse bem para garantir que ficou selado e dobre elas para debaixo do pão. Na próxima foto vocês vão ver que eu deixei o pão curvado. Fiz isso porque só tenho 1 tabuleiro quadrado.
O resultado final é algo mais ou menos assim. Eu prefiro assar nessa pedra de forno que tenho. Jogo um pouco de farinha de semolina para não grudar e coloco no forno. É importante não deixar o pão esperando muito tempo depois de enrolado. Se ele começar a crescer fora do forno, provavelmente irá vazar o recheio. Se você for demorar para assar, coloque no congelador ou na geladeira. Quando for assar não deixe descongelar, mande direto para o fogão.
O ponto certo desse pão é quando ele estiver da cor da primeira figura. Parece que está queimado, mas não está. Ele fica mais bonito se tirado antes, mas a massa fica crua. Deixe ficar daquela cor e você não vai se arrepender.
Essa receita faz 3 paẽs, se você usar o melhorador de farinha, consegue fazer quatro porque a massa estica mais.
O pão dessas fotos é o mesmo pão da primeira foto. Ele cresce bastante.
Recheios
1) Recheio de Queijo (para 1 pão): Espalhe ½ lata de molho de tomate, distribua 150g de queijo catupiry, salpique 100g de queijo ralado no ralo grosso e 3 colheres (sopa) queijo parmesão ralado.
2) Recheios Doces: goiabada cremosa, goiabada com queijo.
3) Experimental: Esse recheio eu fiz experimentalmente e o pessoal adorou. Coloquei maionese, champignon, milho, azeitona verde bem picada, cebola e queijo parmesão ralado.
2 comentários:
Hummm...deu água na boca! Amei! Um dia, quando você e a Bruninha estiverem dispostos eu quero provar!
Simone Waleska
Esse pão recheado é M A R A V I L H O S O. Como não sou lá muito boa na cozinha, já fiz a encomenda. Se aparecerem mais interessados, sou a primeira da fila. O único problema é controlar a quantidada na hora de comer mesmo, pois a dor depois é na consciência. <: ).
Beijocas
Rachel
Postar um comentário