quinta-feira, 16 de julho de 2009

Porque Você Deve Comprar Animais de Estimação?

Porque comprar animais de estimação? Essa é uma pergunta muito interessante, mesmo que a maioria das pessoas não percebam. Existem inúmeros motivadores para você comprar um animal, certo?

Talvez não seja tão certo assim. A história começa com um criador e dois animais de raça. Ele pega esses dois animais, deixa que eles façam o que papai do céu mandou fazer para manter a espécie e nascem filhotes. Alguns filhotes são vendidos, mas o que tiver o melhor padrão da raça vai ficar com ele para procriação.

Então, os recém nascidos são desmamados antes da hora, afinal, quanto mais tempo eles mamarem, mais a mãe vai demorar a ter uma nova cria. Enquanto isso, aquele macho já precisa fazer mais filhos em outras fêmeas, muitas, filhas dele mesmo. É preciso vender.

Os filhotes desmamados vão para a gaiola do petshop para você ver, ficar com pena e comprar um bem bonitinho. Só que um dos filhotes não vai ser vendido. Ninguém quis comprar e ele já está ficando grande demais. Ele é mais feinho e está com fungo graças as péssimas condições de higiene do canil certificado com super pedigree. E ai? Não tem problema. É fácil. Joga ele na rua que ele morre em alguns dias. O criador não tem coragem de passar a faca no coitadinho e uma injeção custa caro. Na rua, o bicho tem alguma chance de conseguir sozinho.

Você comprou o seu e nem se deu conta que esses animais só estão passando por essa situação porque tem gente que compra. Pagou 500 reais ou mais. Mais que um salário mínimo. Por sorte, uma alma caridosa viu aquele filhote que ninguém comprou e adotou, mas os outros, nascidos de outras crias, não tiveram a mesma sorte.

Uns meses mais tarde você começou a perceber algo estranho. Seu querido cachorrinho tem uns problemas crônicos. Ele começa a tremer, ou tem problema para respirar e lá vai você para o veterinário. Depois de todo o dinheiro com as vacinas, que todo cão precisa, você precisa gastar mais uns duzentinhos no cartão de crédito. E o problema é crônico. Você vai ter que voltar lá logo logo.

Enquanto isso, o filhote que ficou com o criador já está procriando com o próprio pai dele, quem sabe com a própria mãe. Talvez um irmãozinho e vão nascer mais filhotes, só que os defeitos genéticos vão se acentuar, alguns nem vão sobreviver. As crias terão todos os tipos de defeitos genéticos possíveis, mas não tem problema, o criador já tem várias crias ao mesmo tempo agora.

Alguns vão sobreviver, mas não podem ser vendidos por causa dos defeitos na aparência e serão abandonados. Os que nascem visualmente perfeitos são vendidos para você, afinal, você quer um companheiro para aquele que você já tem e precisa ser de raça, certo?

Os que forem abandonados e não tiverem a sorte de ser adotados na rua vão morrer, mas alguns vão vencer as adversidades e vão continuar vivos, pedido comida em bares e revirando lixo. Serão maltradados por jovens ricos que só querem diversão e mesmo assim eles resistirão. Mais tarde vem a carrocinha e eles irão para as zoonoses e lá, depois de um tempo, serão sacrificados. Mas isso só vai acontecer depois que eles passarem um bom tempo em uma cela de 3x3 com outros 30 cachorros. Como é o caso da Suípa (vale a pena você visitar).

Seja em zoonoses ou em instituições que tentam cuidar dos animais, alguns são salvos, mas poucos. Só porque existem pessoas que não pagam por cachorros ou gatos, mas fazem doações para essas organizações que não pertencem ao governo. Essas pessoas vão as zoonoses e pegam alguns cachorros que estão lá esperando por um lar. Talvez um gatinho. As vezes tem cavalo que não serve mais para puxar carroça ou até um bode. Tem de tudo. De todas as raças, com todos os defeitos e sem defeitos nenhum também.

Ué? Os perfeitos não foram abandonados, como estão lá? Existem várias opções, mas o mais comum é: O vendedor não conseguiu vender porque ninguém quis comprar e o animal ficou velho demais para ser vendido. Ou alguém que comprou ficou muito irritado porque o cão mordeu seu sapato, quebrou algumas coisa, ou não era o anjinho que parecia na hora da compra. Tem gente que vai viajar e deixa o cão lá. Afinal, já cansou desse e quer outro.

Alguns precisam de tratamento veterinário porque possuem alguma doença adquirida na rua ou que veio do "berço" e outros não, mas como a maioria viveu na rua e conseguiu resistir as péssimas condições as quais estavam expostos, possuem resistência natural suficiente. Ai, você, de qualquer forma, precisa gastar uns 200, ou 300 reais para fazer os exames, mas o veterinário faz um desconto porque é animal de rua e acaba saindo por uns 100 reais. Que é o preço do material.

Essa é apenas uma história. Apenas um caso. Existem variações diversas, mas o meu recado é: Veja a reportagem que vai passar no Animal Planet sobre este assunto. Nós vamos fazer de tudo para colocar o vídeo aqui quando passar.

Se você não acredita em mim, assista a chamada do vídeo e tenha uma pequena amostra da realidade.


Como você viu, existem muitos motivos para comprar um animal de estimação, é ou não é? Desde criança, já cuide de 4 cachorros e 15 gatos. Nenhum deles foi comprado por mim ou minha família, mas haviam sido comprados por outras pessoas que quiseram doar. Outros, a maioria deles, eram filhotes de animais de raça comprados e as pessoas não sabiam o que fazer com eles. Pooddle, Bichon e Persas. Claro que alguns tambpem vieram da rua, como nossa adorada cachorrinha Saori e a nossa mais querida gata, a Preta. Nós nem precisamos passar em um estabelecimento para adotá-los, eles já estavam ali pertinho.

Outros passaram por nossas mãos só para serem cuidados, vacinados e estão com outras pessoas que também se recusam a pagar por um animal.

2 comentários:

Vanessa disse...

Sensacional post.
Todos meus animais foram pegos da rua ou de abrigos.
Antes, pegava da rua de dó mesmo, nem sabia que o comércio era uma merda. Mas depois que soube, aí que nunca comprei msm

Wagner disse...

Prezado Amigo
Eu tenha uma cachorra que foi abandonada perto da minha casa, adotei e hoje é a minha querida amiga, carinhosa, amiga , divertida, só gosta de enterrar os biscoitos que eu dou, e os ossos que eu separo para ela roer(bom para os dentes)mas isso é dela (animal) e não adianta querer tirar , eu entendo e ela me entende. Dou vitamina , remedio para pulgas e carrapatos, ela adora um biscoito chamado bifinho...Emfim talvez se eu tivesse comprado não seria um animal tão feliz e não seria tão carinhosa comigo.O nome que eu dei a ela é Bubu
Bubu é um amor ..............
Quem quiser fotos é só tc
Abraços

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...