sábado, 11 de julho de 2009

Arroz Para Sushi

Sushi é uma comida democrática, que pode ser vegetariana, vegana, ou nenhum dos dois. A decisão é de quem faz. Aqui em casa, fizemos a substituição do famoso Philadelphia, que usa salmon e as vezes kani por tomate seco e paltimo. Fica ótimo.

Para quem não sabe como fazer o arroz dessa deliciosa comida, ai vai a receita.

Ingredientes

  • Dois copos de arroz do tipo japonês de grão curto
  • Meio copo de Vinagre de Arroz
  • Meio copo Açucar
  • Uma folha de alga Kombu
  • Saquê

Modo de Preparo

Primeira Etapa

Coloque todo o arroz em uma bacia e enxa com água. Esfregue o arroz contra suas mãos para limpá-los. Troque a água sempre que a mesma estiver esbranquiçada. Repita o processo várias vezes até que a água fique tão limpa quanto a água da figura. Se você não limpar direito, o arroz terá maiores chances de grudar no fundo da panela.

Segunda Etapa

Deixe o arroz escorrer por um período de mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coloque-o em uma panela, de preferência de vidro, para que você possa ver quando o arroz está pronto. Coloque a mesma quantidade de água na panela. Neste caso, dois copos de 300 ml. Se quiser, coloque um pedaço de aproximadamente dois dedos de larguar de alga Kombu, mas isso é opcional.

Tampe a panela e deixe a em fogo alto por dez minutos. Em seguida, abaixe o fogo e deixe o arroz em fogo baixo por algo em torno de 7 a 10 minutos. O tempo preciso vai depender da panela escolhida e de quanto calor o seu fogão gera em fogo baixo.

Com o tempo você vai pegar o momento exato para a retirada do arroz. A penela de vidro ajuda muito nessa hora. Desligue o forno e deixe o arroz esfriar por dez minutos.

Terceira Etapa

Enquanto o arroz estiver no fogo, comece a preparar o molho que será usado no arroz. Encha 1/3 do copo com açucar e 1/3 com vinagre. Tente dissolver o máximo de açucar que conseguir mexendo a mistura. Leve ao fogo em uma panela e mexa até que todo o açucar tenha sido dissolvido. Depois, se quiser, adicione um pouco de saquê a gosto. Ou se preferir, alguns mercados já vendem este molho quase pronto. Eu costumo colocar um pouco mais de açucar quando compro pronto.

Quarta Etapa

Mova o arroz para um recipiente de plástico ou madeira antes de misturar o molho. Dizem que o vinagre reage com o metal da panela e altera o gosto do arroz. (Claro que eu nunca faço isso)

Em seguida, com uma colher de madeira bem reta como a da figura, faça linhas retas separando o arroz até o fundo da recipiente. As linhas devem ter de dois a três de dos de separação entre elas. Feito isso, misture o molho com o arroz utilizando a colher. Coloque a colher na posição horizontal e despeje o molho em cima da colher. Ela vai ajudar o molho a se expalhar de forma mais uniforme. Não despeje tudo. Depois de colocar o molho em todo o arroz, misture um pouco com a colher de madeira e prove. Se estiver a gosto, está pronto. Caso contrário, coloque um pouco mais de molho até ficar de acordo com o seu paladar. Normalmente, o arroz fica com um gosto levemente doce.
Postar um comentário

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...