sábado, 11 de julho de 2009

Arroz Para Sushi

Sushi é uma comida democrática, que pode ser vegetariana, vegana, ou nenhum dos dois. A decisão é de quem faz. Aqui em casa, fizemos a substituição do famoso Philadelphia, que usa salmon e as vezes kani por tomate seco e paltimo. Fica ótimo.

Para quem não sabe como fazer o arroz dessa deliciosa comida, ai vai a receita.

Ingredientes

  • Dois copos de arroz do tipo japonês de grão curto
  • Meio copo de Vinagre de Arroz
  • Meio copo Açucar
  • Uma folha de alga Kombu
  • Saquê

Modo de Preparo

Primeira Etapa

Coloque todo o arroz em uma bacia e enxa com água. Esfregue o arroz contra suas mãos para limpá-los. Troque a água sempre que a mesma estiver esbranquiçada. Repita o processo várias vezes até que a água fique tão limpa quanto a água da figura. Se você não limpar direito, o arroz terá maiores chances de grudar no fundo da panela.

Segunda Etapa

Deixe o arroz escorrer por um período de mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coloque-o em uma panela, de preferência de vidro, para que você possa ver quando o arroz está pronto. Coloque a mesma quantidade de água na panela. Neste caso, dois copos de 300 ml. Se quiser, coloque um pedaço de aproximadamente dois dedos de larguar de alga Kombu, mas isso é opcional.

Tampe a panela e deixe a em fogo alto por dez minutos. Em seguida, abaixe o fogo e deixe o arroz em fogo baixo por algo em torno de 7 a 10 minutos. O tempo preciso vai depender da panela escolhida e de quanto calor o seu fogão gera em fogo baixo.

Com o tempo você vai pegar o momento exato para a retirada do arroz. A penela de vidro ajuda muito nessa hora. Desligue o forno e deixe o arroz esfriar por dez minutos.

Terceira Etapa

Enquanto o arroz estiver no fogo, comece a preparar o molho que será usado no arroz. Encha 1/3 do copo com açucar e 1/3 com vinagre. Tente dissolver o máximo de açucar que conseguir mexendo a mistura. Leve ao fogo em uma panela e mexa até que todo o açucar tenha sido dissolvido. Depois, se quiser, adicione um pouco de saquê a gosto. Ou se preferir, alguns mercados já vendem este molho quase pronto. Eu costumo colocar um pouco mais de açucar quando compro pronto.

Quarta Etapa

Mova o arroz para um recipiente de plástico ou madeira antes de misturar o molho. Dizem que o vinagre reage com o metal da panela e altera o gosto do arroz. (Claro que eu nunca faço isso)

Em seguida, com uma colher de madeira bem reta como a da figura, faça linhas retas separando o arroz até o fundo da recipiente. As linhas devem ter de dois a três de dos de separação entre elas. Feito isso, misture o molho com o arroz utilizando a colher. Coloque a colher na posição horizontal e despeje o molho em cima da colher. Ela vai ajudar o molho a se expalhar de forma mais uniforme. Não despeje tudo. Depois de colocar o molho em todo o arroz, misture um pouco com a colher de madeira e prove. Se estiver a gosto, está pronto. Caso contrário, coloque um pouco mais de molho até ficar de acordo com o seu paladar. Normalmente, o arroz fica com um gosto levemente doce.

8 comentários:

jorge disse...

ola, uma duvida que eu tive em relação a alga kombu, comprei um pacote com 50 folhas, deve demorar pra terminar, quando eu abrir eu guardo o resto na geladeira pra não estragar? ou não precisa?

o vinagre de arroz tb precisa ficar na geladeira?

obrigado pela atenção.

Bruno Marota disse...

Olá Jorge, a alga que vc comprou, deve ter sido a NORI, que vem em um pacote de 50. Eu tenho um pacote desses e deixo na geladeira, sua duração é quase eterna.

Só tem um problema. Já comprei umas marcas vagabundas, que começam a se desmantelar depois de um tempo, tem outras que não.

A alga KOMBU, é só para preparar o arroz e é opcional. Eu mesmo acabo não usando, mas as receitas de preparo do arroz recomendam.

Eu gardo o vinagre no armario.

Anônimo disse...

obrigado por responder, achei estranho que na loja tinha a versão em folhas e um pacote com alga picada e a moça que me atendeu comentou que tem gente que usa no preparo do arroz, mas não tinha visto essa informação ainda, sera que fica gostoso?

outra coisa que tenho curiosidade de saber é sobre uma comida que vi muito em filmes/series japonesas, é um bolinho meio arredondado com a capinha preta em volta, seria somente muito arroz coberto por alga? ou mais alguma coisa? saberia o nome?

Bruno Marota disse...

Eu acho que essa alga Kombu dá um gosto especial ao arroz.

Eu não sei que bolinho é esse. Não lembro de tê-lo visto em lugar nenhum.

paulo disse...

ola, vi outras versões do molho e em algumas diz pra colocar colher de sal nele, é correto?

Anônimo disse...

tem certeza que são 2 copos de arroz pra 2 copos de água? secou tudo nos 10 minutos de fervura

Bruno Marota disse...

Tenho certeza sim. A medida é 1 para 1, o que acontece é que alguns fogões são mais fortes, algumas panelas são mais finas ou conduzem melhor o calor. Aí o tempo muda. coloque o fogo um pouco menos alto ou tente algo como 7 minutos e mais 7 minutos em fogo baixo então.

NATANAEL TELES disse...

Onde acho o arroz e alga aqui em bsb?

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...