segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeiro Hambuguer de Laboratório Pode Resolver Muitos Problemas

O primeiro hamburger produzido em laboratório, apresentado e degustado nesta segunda-feira (5), numa conferência científica em Londres, podrá resolver muitos problemas da nossa sociedade, inclusive para os vegetarianos. Com uma produção deste tipo poderemos minimizar graves questoes ambientais relativas à criação de animais para abate, assim como não reduziremos a necessidade de matar um mamífero para alimentação.



Cientistas holandeses utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer. Os pesquisadores dizem que a tecnologia poderia ser uma forma sustentável para suprir a crescente demanda por carne. Isso significa que os animais não precisariam ficar soltos nos pastos da Amazônia, nem confinados em locais pequenos e sujos. Suas fesez não precsariam ser levados aos rios e nem contaminariam o solo, o que diminuiria a poluição e eliminaria a necessidade de antibióticos para controle  de doenças na criação.

Já para os vegetarianos que, como eu, optaram por não comer carne por causa da violência a qual os animais são submetidos, seria uma solução interessante e sem necessidade de substituição. O problema da alimentação carnívora não é a carne em si, mas como ela é obtida. Não tendo origem em maus tratos e não havendo o sofrimento, não há problema. Seria uma comida como qualquer outra.

Resta saber se o processo de produção será mesmo tão mais ambientalmente correto como eles dizem que será e como faremos para controlar qual carne foi produzida de que forma. Afinal, em um país como o nosso, nada impedirá um produtor ou vendedor de dizer que seu hamburguer foi feito em laboratório, mesmo não sendo.








Postar um comentário

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...