sábado, 19 de junho de 2010

Chocolate Quente Cremoso

Que tal um chocolate quente cremoso para esquentar o clima em época de frio? Aqui em Brasília está fazendo um frio gostoso de 10 graus e eu tive vontade de reviver o chocolate quente que eu fazia anos atrás.

Ingredientes

1 chícara de leite
2 colheres de sopa chocolate em pó (ou a gosto)
1 colher de chá de maizena
3 colheres de sopa de açucar (ou a gosto)
1 colher sopa de licor de cacau


ATENÇÃO, Chocolate em pó não é Nescau nem achocolatado. É chocolate em pó ou cacau em pó (dependendo da marca)



Modo de preparo


Jogue o leite em temperatura ambiente em uma panela, coloque o chocolate em pó, o açucar e maizena por cima dos dois. Pegue uma colher e mexa bastante. Não precisa dissolver todo o chocolate, mas a maizena não pode estar a vista.


Se você colocar a maizena com o leite muito frio ou muito quente, a maizena vai empelotar. Jogando ela em cima do chocolate, evita isso também.


Depois coloque a colher de licor de cacau e leve ao fogo alto. Mexa bem até dissolveer tudo. Aí você pode parar de mexer até os primeiros sinais de fervura. Volte a mexer antes de ferver. Quando começar a ferver, a mistura vai subir, abaixe um pouco o fogo para a fervura descer e não pare de mexer até engrossar o chocolate. Quando você achar que está cremoso o suficiente, desligue o forno e pode servir.


Sirva com uma colher caso a pessoa queira beber mais devagar.
Essa é a receita para uma chícara, se quiser, multiplique a receita pelo número de chícaras.


PS: Para quem é vegano, talvez funcione bem com água ao invés de leite. Não sei ao certo como ficaria. Não testei ainda.
Postar um comentário

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...