quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Receita de Feijão Vegano

Algumas pessoas acham que qualquer feijão é vegetariano ou vegano, mas a verdade é que não é bem assim. Apesar de você não precisar comer a carne do feijão, a maioria das pessoas prepara usando paio, calabresa ou outras carnes. E isso vai de encontro aos princípios de quem é vegetariano ou vegano.

O fato é que a gordura da carne deixa um gosto forte no feijão e fica bem gostoso. Para substituir, eu usei azeitona verde, mas acho que a preta também serve. Minha sogra ficou horrorizada na primeira vez, mas o resultado ficou ótimo e ela mesma adorou. Azeitona tem um gosto bem forte e salgado, fica interessante.

Ingredientes:

1/2 quilo de feijão
350 gramas de azietonas
11 dentes de alho
Sal
Azeite ou óleo
Folhas de louro

Cate 1/2 quilo de feijão, lave um pouco e deixe de molho na água por alguns minutos. Se algum grão boiar, retire.

Amasse um dente de alho e coloque na penela de pressão com 1 colher de sopa de azeite ou óleo. Em seguida, pique 150 gramas de azeitonas bem picadas mesmo. Se quiser ralar, também pode. Coloque na panela de pressão e refogue o alho e a azeitona.

Em seguida, coloque o feijão, 4 folhas de louro, um pouco de sal e água até 2 ou 3 dedos acima do feijão. Feche a panela e espere de 30 a 40 minutos após iniciar a fervura. Apague o fogo e deixe sair todo o ar da panela de pressão. Veja se o feijão está cozido, se não estiver, deixe mais uns minutos.

Quando estiver cozido, amasse de 8 a 10 dentes de alho, refogue no azeite ou óleo até ficar bem amarelinho. Pique mais 200 gramas de azeitonas bem picadas e misture com o alho.

Coloque o feijão para fever com a panela aberta e após começar a fervura, acrescente o resto do alho e da azeitona. Deixe fervendo por mais 5 minutos. Mexa de vez em quando. Você pode provar o feijão para saber se a quantidade de sal e o tempero estão como você gostaria. E adicionar mais sal ou azeitonas caso esteja fraco.

Depois disso, já pode servir. Eu, particularmente, prefiro guardar a panela na geladeira e ferver novamente no dia seguinte. O caldo fica mais grosso e o feijão fica mais gostoso. Aqui em casa este feijão é bem apreciado. Já que somos 3 vegetarianos.

4 comentários:

Marina disse...

Eu não gosto de por nenhum tipo de carne no feijão apesar de não ser vegetariana. Cozinho o feijão sem nenhum tempero (odeeeio louro!) e refogo uns 4 ou 5 dentes de alho, refogo o feijão e deixo ferver até o caldo ficar grossinho. Tempero com sal e as vezes sazon verdinho :)

Bruno Marota disse...

Pois é, eu esteva acostumado a comer feijão feito com carne. Ai a azeitona serviu bem.

Luan disse...

Nossa, ficou uma delícia *.*

Bruno Marota disse...

Opa, obrigado... Bom saber que gostou.

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...