sábado, 23 de janeiro de 2010

Como Cuidar de Gatos Filhotes, As Primeiras Três Semanas

Até o ursinho de pelúcia virou "mamãe".. rs
Um dia nós passamos pelo problema de não saber como cuidar de gatos filhotes recém-nascidos e como fizemos isso novamente, resolvi escrever uma espécie de tutorial para as pessoas que nunca fizeram. Eu sei que um dia alguém na Internet vai precisar disso.

Na primeira vez que cuidamos de filhotinhos de gatos, pegamos 4 filhotes com 1 dia de vida. Ainda com cordão humbilical. O que você precisa fazer para mantê-los vivos é o seguinte:

A alimentação deve ser a cada 2 ou 3 horas, eles devem ficar sempre aquecidos e em um local fofo, bem confortável. Você precisa estimulá-los a fazer fezes e urina todos os dias. Só isso. É simples não é? Tá, agora eu vou explicar passo a passo cada etapa.


Como alimentar os filhotes de gato recém-nascidos?

A alimentação é via oral (pela boca) e tem que ser feita a cada duas horas.

Posição correta do filhote pra dar mamadeira
Receita para o leite de um gatinho órfão:
  • 300ml de leite INTEGRAL de vaca
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de manteiga (NÃO pode ser margarina)
  • 1 gema de ovo (só a gema)

Encha um copo de leite de 300 ml e misture com uma colher de açucar, uma colher de manteiga (origem animal) e uma gema de ovo. Esquente para derreter a manteiga e deixe esfriar até uns 38, 39 graus, que é a temperatura de um gato. Coloque umas gotas na parte de cima de sua mão para sentir a temperatura. Deve estar um pouquiiinho quente. Você tem 36 graus. Então, a diferença é pequena.

* É IMPORTANTE prestar atenção na posição do fihote na hora de dar a mamadeira. Ele deve estar SEMPRE de barriga pra baixo (como na foto acima), nunca de barriga pra cima. Se ele mamar de barriga pra cima, pode aspirar leite pelos pulmões, causando pneumonia..

ATENÇÃO com a gema: faça sempre o leite em pequenas quantidades e, na hora de requentar, esquente por BEM pouco tempo, tomando muito cuidado para a gema não endurecer. Isso não é bom para o filhote.


O leite está pronto!
E agora, como dar para o gatinho? Bom, existe uma mamadeira para gatos filhotes e não lembro como fizemos, mas encontramos uma importadora aqui no Brasil que tinha. Procurando no Google por Cat Pet Nurser ou Mamadeira para Gatos eu encontrei o produto:


Mamadeira para filhotes órfãos
E até achei um site que vendo aqui no Brasil, aqui está o link. Essa mamadeira nos ajudou muito.

Existe outra forma de alimentar os gatinhos, que é via sonda. Se o filhote não quiser usar a mamadeira, e você já tiver tentado de tudo, vá até o veterinário mais próximo da sua casa e explique a situação. Eles devem te indicar a sonda. É uma técnica que só deve ser induzida pelo veterinário, pois você pode acabar inserindo comida no pulmão do filhote. Além disso, é provavel que te deem um tubo bem fino e uma seringa para que você possa fazer em casa. Mas é ideal é que o veterinário faça na sua frente, para você aprender.

Como estimular os filhotes a fazerem as necessidades?

Depois da comida, recomendo uma gota de Luftal via oral também. Evita o acúmulo de gases, que pode realmente matar o filhote (perdemos um por causa disso).

Após o luftal, espere uns minutos, vire o gato de barriga para cima e massageie a barriga dele com algodão molhado em água morna. A mãe gata faria isso com a linguá. A massagem deve ser no sentido da cabeça para o rabo. Depois, com outro algodão molhado em água morna também, massageie próximo ao anus do bixinho. É bom ter papel higiênico e uma toalha por perto porque vão sair dejetos.

Filhotes não conseguem manter o calor
do corpo sozinhos..
Como manter os filhotes aquecidos?

Quando não estiver com você, os filhotes devem estar sempre aquecidos, por isso, faça uma cama bem confortável em uma caixa grande ou bacia. Coloque alguns panos e se você tiver bixo de pelúcia, coloque um ou dois na casinha. Eles gostam de dormir com a cabeça nos bixos de pelúcia. Eles fariam isso com a mãe.

Para aquecer, você tem duas opções. Costumamos usar as duas: Coloque um abajur com uma lampada quente (aquela amarela que consome mais) e deixe a luz acesa perto da casinha. O calor os manterá aquecidos, mas não deixe muito perto para não desidratar os gatos. Outra opção é pegar algumas luvas veterinárias com seu veterinário e encher de água. Faça como uma bola de enxer cheia de água e coloque em baixo dos panos. Ai, a cada duas ou três horas você aquece as luvas no microondas. Se você colocar o abajur perto das luvas, não precisará aquecê-las tanto, porque o abajur fará isso.

A parte do aquecimento foi feita assim em Brasília no final do verão. A temperatura ambiente era agradável. No Rio de Janeiro, com temperaturas de 40, graus não precisa aquecer tanto. No sul do país, com temperaturas de 10 graus, ai você precisa aquecer mais.

Como limpar os filhotes?

Ei, na minha barriga não tem leite
não filho! rs

Para limpá-los, utilize o algodão com água morna e quando acabar, coloque-os de volta em um ambiente aquecido. Quando os olhos começarem a abrir, pode ser que você tenha que limpá-los com um algodão com soro. Ou um cotonete, tome bastante cuidado. No nosso caso, os filhotes tiveram uma espécie de gripe. Os olhos ficaram fechando, um pouco inchados e lacrimejando muito. Os veterinários disseram que era rinotraqueite. Se for o caso, toda vez que for alimentá-los, limpe os olhos com soro. O problema passa em alguns dias.

Também podem ocorrer fungos no rabo do filhote e nas patas. Forma-se uma casquinha parecida com pele de cobra. É só limpar com soro todos os dias e aguardar, isso é normal. Vai começar a descascar em alguns dias.

Isso aí funciona muito bem pelas primeiras 3 semanas, mas algo que pode ajudar muito é uma gata que tenha acabado de amamentar. Se souber de uma gata que ainda esteja dando leite, ou amamentando, pode ser uma ótima ajuda. Porque ela ajuda na limpeza, no aquecimento e na amamentação, mas tome cuidado porque ela pode não cuidar tanto assim ou não querer cuidar dos bixinhos. Afinal, ela já terá cuidado dos filhotes dela.

Alias, uma cadela também pode ajudar. Algumas poderão resolver adotar os filhotes. Mesmo que não tenham leito, podem ajudar a mantê-los aquecidos e tal.

Depois falo das próximas semanas e como introduzir a comida.
Postar um comentário

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...