sábado, 23 de janeiro de 2010

Como Cuidar de Gatos Filhotes, As Primeiras Três Semanas

Até o ursinho de pelúcia virou "mamãe".. rs
Um dia nós passamos pelo problema de não saber como cuidar de gatos filhotes recém-nascidos e como fizemos isso novamente, resolvi escrever uma espécie de tutorial para as pessoas que nunca fizeram. Eu sei que um dia alguém na Internet vai precisar disso.

Na primeira vez que cuidamos de filhotinhos de gatos, pegamos 4 filhotes com 1 dia de vida. Ainda com cordão humbilical. O que você precisa fazer para mantê-los vivos é o seguinte:

A alimentação deve ser a cada 2 ou 3 horas, eles devem ficar sempre aquecidos e em um local fofo, bem confortável. Você precisa estimulá-los a fazer fezes e urina todos os dias. Só isso. É simples não é? Tá, agora eu vou explicar passo a passo cada etapa.


Como alimentar os filhotes de gato recém-nascidos?

A alimentação é via oral (pela boca) e tem que ser feita a cada duas horas.

Posição correta do filhote pra dar mamadeira
Receita para o leite de um gatinho órfão:
  • 300ml de leite INTEGRAL de vaca
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de manteiga (NÃO pode ser margarina)
  • 1 gema de ovo (só a gema)

Encha um copo de leite de 300 ml e misture com uma colher de açucar, uma colher de manteiga (origem animal) e uma gema de ovo. Esquente para derreter a manteiga e deixe esfriar até uns 38, 39 graus, que é a temperatura de um gato. Coloque umas gotas na parte de cima de sua mão para sentir a temperatura. Deve estar um pouquiiinho quente. Você tem 36 graus. Então, a diferença é pequena.

* É IMPORTANTE prestar atenção na posição do fihote na hora de dar a mamadeira. Ele deve estar SEMPRE de barriga pra baixo (como na foto acima), nunca de barriga pra cima. Se ele mamar de barriga pra cima, pode aspirar leite pelos pulmões, causando pneumonia..

ATENÇÃO com a gema: faça sempre o leite em pequenas quantidades e, na hora de requentar, esquente por BEM pouco tempo, tomando muito cuidado para a gema não endurecer. Isso não é bom para o filhote.


O leite está pronto!
E agora, como dar para o gatinho? Bom, existe uma mamadeira para gatos filhotes e não lembro como fizemos, mas encontramos uma importadora aqui no Brasil que tinha. Procurando no Google por Cat Pet Nurser ou Mamadeira para Gatos eu encontrei o produto:


Mamadeira para filhotes órfãos
E até achei um site que vendo aqui no Brasil, aqui está o link. Essa mamadeira nos ajudou muito.

Existe outra forma de alimentar os gatinhos, que é via sonda. Se o filhote não quiser usar a mamadeira, e você já tiver tentado de tudo, vá até o veterinário mais próximo da sua casa e explique a situação. Eles devem te indicar a sonda. É uma técnica que só deve ser induzida pelo veterinário, pois você pode acabar inserindo comida no pulmão do filhote. Além disso, é provavel que te deem um tubo bem fino e uma seringa para que você possa fazer em casa. Mas é ideal é que o veterinário faça na sua frente, para você aprender.

Como estimular os filhotes a fazerem as necessidades?

Depois da comida, recomendo uma gota de Luftal via oral também. Evita o acúmulo de gases, que pode realmente matar o filhote (perdemos um por causa disso).

Após o luftal, espere uns minutos, vire o gato de barriga para cima e massageie a barriga dele com algodão molhado em água morna. A mãe gata faria isso com a linguá. A massagem deve ser no sentido da cabeça para o rabo. Depois, com outro algodão molhado em água morna também, massageie próximo ao anus do bixinho. É bom ter papel higiênico e uma toalha por perto porque vão sair dejetos.

Filhotes não conseguem manter o calor
do corpo sozinhos..
Como manter os filhotes aquecidos?

Quando não estiver com você, os filhotes devem estar sempre aquecidos, por isso, faça uma cama bem confortável em uma caixa grande ou bacia. Coloque alguns panos e se você tiver bixo de pelúcia, coloque um ou dois na casinha. Eles gostam de dormir com a cabeça nos bixos de pelúcia. Eles fariam isso com a mãe.

Para aquecer, você tem duas opções. Costumamos usar as duas: Coloque um abajur com uma lampada quente (aquela amarela que consome mais) e deixe a luz acesa perto da casinha. O calor os manterá aquecidos, mas não deixe muito perto para não desidratar os gatos. Outra opção é pegar algumas luvas veterinárias com seu veterinário e encher de água. Faça como uma bola de enxer cheia de água e coloque em baixo dos panos. Ai, a cada duas ou três horas você aquece as luvas no microondas. Se você colocar o abajur perto das luvas, não precisará aquecê-las tanto, porque o abajur fará isso.

A parte do aquecimento foi feita assim em Brasília no final do verão. A temperatura ambiente era agradável. No Rio de Janeiro, com temperaturas de 40, graus não precisa aquecer tanto. No sul do país, com temperaturas de 10 graus, ai você precisa aquecer mais.

Como limpar os filhotes?

Ei, na minha barriga não tem leite
não filho! rs

Para limpá-los, utilize o algodão com água morna e quando acabar, coloque-os de volta em um ambiente aquecido. Quando os olhos começarem a abrir, pode ser que você tenha que limpá-los com um algodão com soro. Ou um cotonete, tome bastante cuidado. No nosso caso, os filhotes tiveram uma espécie de gripe. Os olhos ficaram fechando, um pouco inchados e lacrimejando muito. Os veterinários disseram que era rinotraqueite. Se for o caso, toda vez que for alimentá-los, limpe os olhos com soro. O problema passa em alguns dias.

Também podem ocorrer fungos no rabo do filhote e nas patas. Forma-se uma casquinha parecida com pele de cobra. É só limpar com soro todos os dias e aguardar, isso é normal. Vai começar a descascar em alguns dias.

Isso aí funciona muito bem pelas primeiras 3 semanas, mas algo que pode ajudar muito é uma gata que tenha acabado de amamentar. Se souber de uma gata que ainda esteja dando leite, ou amamentando, pode ser uma ótima ajuda. Porque ela ajuda na limpeza, no aquecimento e na amamentação, mas tome cuidado porque ela pode não cuidar tanto assim ou não querer cuidar dos bixinhos. Afinal, ela já terá cuidado dos filhotes dela.

Alias, uma cadela também pode ajudar. Algumas poderão resolver adotar os filhotes. Mesmo que não tenham leito, podem ajudar a mantê-los aquecidos e tal.

Depois falo das próximas semanas e como introduzir a comida.

264 comentários:

1 – 200 de 264   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

to passando muitooo aperto com meu gatinho, ele tem so 26 dias, comprei essa mamadeira mas esta sendo dificil dele pegar,ta sendo beeemmm a força msm, e desde ontem (peguei ele ontem) ele nao fez xixi nem coco, to preocupada com isso... coloquei leite integral e agua, mas vou colocar açucar tbm, leite d vaca e pobre em carboidratos..to com medo de perde-lo, to meio desorientada mas o texto abriu um caminho.. tem mais dicas?? obrigadaaa

Bruna Sodré disse...

Oi Sthela, essa receita que usamos para alimentar os órfãos é ótima, e já é suficiente. Você não deve dar água, apenas a mistura (leite integral, gema de ovo e açúcar).
Se ele parou de comer e está resistente à comida pode estar tendo alguma indigestão ou problema de gases - o que é muito comum. Mas os gases podem matá-lo. Dê 1 gota de Luftal após cada mamadeira para garantir que ele não acumule gases, isso foi essencial para a sobrevivencia dos nossos.
Bjos e boa sorte!

Unknown disse...

menina, como vc é rapida! muito obrigada mesmo, amanha vou comprar luftal pro Tomaz, e vou fazer tambem a tecnica q vc passou, do algodao morno na barriguinha dele. Quero dar um vermifugo logo, ele ta barrigudinho, so pode ser verme! Tadinho, acho que ele ta sentindo falta da mamae dele de verdade.. ai enrolei ele no cobertor mais peludinho e ele fica mais quetinho! obrigada pelas dicas!! bjus

Bruno Marota disse...

Não faça isso, não dê o vermífugo até dois meses ou mais, a menos que seja urgente. Isso pode matá-lo.

Eles podem morrer pela intoxicação causada pela morte dos vermes ou por ação do vermífogo. Se a veterinária der IVOMEC (ivermectina) ele vai morrer. Já perdemos filhotes assim. Toma cuidado. Não se da Ivermectina para gatos, os veterinários costumam usar isso para tratar vermes. E nos EUA é PROIBIDO para felinos, mas aqui não.

Se for dar algum vermífogo, tem que ser um bem leve, que mate os vermes devagar. É melhor não arriscar

Bruna Sodré disse...

A barriga dele deve estar grande justamente por conta dos gases. Os nossos ficavam com a barriga redonda (pareciam uma aranha viúva negra.. heheh). Quando passamos pro Luftal, a barriga ficava grande após a mamadeira e acordava murchinha após o soninho deles.. era tudo gases.

Como o Snap disse acima, não dê vermífugo em hipótese alguma até ele completar, no mínimo, 2 meses. Ele pode não aguentar.

Abs!

Unknown disse...

entao, me recomendaram dar 1/4 de drontal gatos, e seguir o esquema de dosagem.. mas vou esperar mesmo e dar o luftal como a Bruna falou..ele ainda nao defecou e nem urinou, eu ate passei o algodao na barriguinha dele, mas ele nao deixou por muito tempo, ficava se torcendo pra evitar o algodao! vou tentar dar ração de filhotes pra ele.. acho que com 26 dias ja consegue comer! obrigada pessoal!!
beijinhos e boa noite!

nany disse...

Oi pessoal. Tem uma gata que e pensionista na minha casa. Ela pariu 4 gatinhos, que estao com mais ou menos 10 dias. Ontrem ela sumiu, e eu nao sei o que fazer. Tentei dar leite pra eles com uma seringa, ja que nao achei mamadeira pra eles, mas nao coloquei acucar. Sera que ela nao faz dar gases? e eu nao posso dar leite de recen nascido pra eles? tipo nanon. Socorrrooooo!!!!!!!

Anônimo disse...

bom dia
gente apareceu uma gatinha aki em casa, olha nao sei quantos dias ela tem!! mas ela to tomando bastante leite, mais nao faz coco, ela ja esta epertinha, mas nao fa coco de jeito nenhum, ja passei o tal algodao ja dei luftal o que eu faço ela esta empachada, com a barriga grande e toda hora quer tomar leite!!!!!

Bruno Marota disse...

O que você pode fazer é o que falamos acima. Massagem com algodão molhado em água morna e luftal. Faça bastande massagem indo da barriga para baixo. Se o gato não evacuar mesmo assim, e começar a reclamar de dor, leve ao veterinário, existe um procedimento para retirada. O veterinário vai introduzir um tubo com uma solução específica por trás do gato e vai retirar os dejetos...

Anônimo disse...

podiam pr mais coisas com dezenhos a demonstrar

Anônimo disse...

Gente, passei em um concurso no interior do Piauí, aqui as coisas são muito difíceis... Uma gatinha pariu no meu quintal e abandonou um dos filhotes, levei ele no veterinario, só que o veterinario é especialista em animais de grande porte, não trabalha com pequenos, estou aquecendo ele, dando leite, fazendo a massagem abdominal e dando luftal, mas ele não defeca de jeito nenhum, Quando peguei ele, ainda estava com o cordão umbilical, já caiu e está quase cicatrizado, com ajuda de um remédio que o veterinario passou, porem ele não faz coco,ele faz xixi, mas coco não, estou com muito medo dele morrer, por favor me ajudem, será que posso dar Mylanta plus para ele para ver se ele defeca? Vi que não pode vermifugar até os 2 meses, então, até lá o que faço?
Grande abraço
Dayse
E-mail: daysebatista@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oi alguém pode me ajudar minha gata deu cria há uns meses atrás um gatinho só nasceu vivo, os outros nasceram mortos.mais este gatinho também morreu, quando ele já tinha um mÊs ele começou a gritar fazer força para fazer cocô e morreu.Será que eram gases porque a barriga dele estava bem grande.ele também tinha uma assadura perto da sua genitália eu colocabva hipoglós mais a gata tirava o que sera´isto?

Anônimo disse...

agora ela deu cria de novo, e tenho medo que estes filhotes morram estou de olho neles até agora tudo bem, nasceram no dia 17 de agosto ela está cuidando muito bem só acho que ela lambe eles demais e quando ela vai lambÊ-los para estimulá-los, eles fazem a maior gritaria e tem um que já está ficando assadinho isto é normal? por favor esclareçam minhas duvidas

Bruno Marota disse...

Sim, a gritaria é normal. Quando ela os lambe, normalmente os acordam e talvez estejam com fome. No geral, se os filhotes estão acordados, estão miando ou estão mamando. Depois de comer eles dormem novamente. Está tudo normal.

Bruna Sodré disse...

Anônimo, o conselho que lhe dou é que providencie logo a castração de sua gata, para que ela viva mais e melhor. Gatas não castradas estão fadadas a câncer de útero, piometra (infecção e enchimento do útero de pus) e tumor nas mamas. Além, é claro, de todo esse stress com os filhotes e com o destino deles.. não há lares para todos.

É normal a gata lamber os filhotes, é a higiene e o cuidado que eles precisam. E a gritaria provavelmente é de alegria! Quando a mãe aparece para lambê-los, é a maior bagunça, pois todos querem receber o carinho. E quando os filhotes sabem que a mãe está por perto, ficam miando para chamar atenção.

Cleide Boemia disse...

Meu marido encontrou uma gatinha,filhote, tão linda e maravilhosa que ele não resistiu e trouxe para casa. Compramos uma mamadeirinha de bebê para alimentá-la. Levei ao veternário que a examinou e disse que ela tem +ou- um mês de vida. Disse também para não dar leite de jeito algum, pois os gatos são intolerantes a lactose e que ela deve comer somente ração para gatos bebês. O problema é que não consigo fazê-la comer nenhum tipo de ração nem molhando com água morna. Ela só quer mamadeira. Então bati a ração no liquidificador acrescentando água morna e dou na mamadeira para ela não ficar com fome. Já deixei que ela ficasse com muita fome,mas ...nada! Ela só quer mamadeira e se não der ela fica muito nervosa! Gostaria de uma orientação para que ela deixe a mamadeira e passe a comer a ração! Socorro! Quero cuidar dela o melhor possível!! Já é meu bebê! E se chama "Vida".

Bruna Sodré disse...

Oi Cleide, infelizmente, muitos vets não tem informação suficiente (nem interesse em pesquisar) para fazer viver um gato órfão.. aliás, muito estranha essa informação do seu vet hein, já que TODOS os leites de todos os animais têm lactose!!! Meu deus... a única diferença é que o leite da gato tem MENOS lactose, e é justamente pra refazer esse euilíbrio é que existe essa receitinha que colocamos no post.

Não adianta, se ele tem apenas 1 mês, não aceitará nada que não seja leite! Como ele é muito novo e o leite, ainda assim, não é da mãe biológica, é normal que ele fique com gases... por isso, após a alimentação SEMPRE dê 2 gotas de Luftal, para garantir que ele não acumule gases.

Quando ele estiver com 45 dias, force a ração novamente, mas tente aqueles patês em lata ou sachês.. o patê, por ser pastoso, será mais fácil de introduzir. Mas é sempre uma nova adaptação.

Boa sorte!

Cleide Boemia disse...

Oi Bruna! Muito obrigada por sua atenção! Concordo com você com relação ao vet, mas ele se referiu ao leite "de vaca", pois pode causar diarreia nos gatinhos (verdade ou não, ela está fazendo um cocozinho mole e com muitos gases).Agradeço tbm pela orientação quanto ao Luftal.Sabe o que eu acho? Que nossos gatinhos estão ficando muito "espertiiiinhos"(hehehe) porque desde que me entendi por gente, damos leite para eles que tomam com tanto gosto! Hoje comprei uma ração nova para bebês (sachê, sabor carne) ela resistiu um pouco,mas consegui colocar um pouquinho na boquinha dela. Ela gostou e comeu uma boa quantidade, mas depois de um tempinho quiz a mamadeira novamente e já estava rejeitando a ração. Minha preocupação maior é a mamadeira, pois temo que seja como as criaças... difícil de tirar! Mas... como vc disse: é sempre uma nova adaptação! Mais uma vez, muito obrigada!! Continuarei cuidando dela com todo meu carinho!! Um abraço!

Unknown disse...

oi gente, meu gatinho foi atropelado e quebrou o femur, teve que operar e colocar pino, o problema e q desde ontem ele nao come nada, nao sei o q fazer, pq ele esta no pos operatorio e nao e bom ficar sem comer.. ja tentei pate whiaskas, ração, leite, agua, danoninho.. ele nao quer nadaaa;; to pensando em fazer essa mistura de leite, gema, açucar e manteiga, e dar com uma seringa garganta abaixo.. ele tem 6 meses, me ajudem!!!!

Bruna Sodré disse...

Sthella, como ele foi atropelado e já tem 6 meses, o leite não ajudará na recuperação, pois ele já está em uma idade que a intolerância ao leite é mais forte, e pode até piorar a situação se ele tiver uma diarréia, pois ficará desidratado...

Você deve entrar em contato com um veterinário, de preferência o que fez a cirurgia, pois pode ser necessário que ele fique no soro até se recuperar. Você deve avisar ao vet, pois o vet é obrigado a dar assistência ao pós operatório. E, caso ele não coma, o soro já não irá deixar ele desidratar. Existe também a hipótese de o vet dar comida por sonda pra ele, pois é muito importante, em qualquer recuperação, não deixar o estômago vazio..

Unknown disse...

Muito bom mesmo. Parabéns pelas dicas, confesso que com isto fiquei a saber muito mais, obrigada!

Daniele disse...

Oi pessoal, estou cuidando de 2 gatinhos orfãos, eles têm apenas 23 dias, por enquanto acredito que eles ficarão bem, porém, eles estão com a barriguinha grande, estão fazendo coco bem mole, e só as vezes(a cada 2 dias),não sei se estão com vermes ou qualquer outro problema, será que eles aguentam 2 meses até poderem tomar vermífogo, estava pensando em vermifugar agora quando fizessem 1 mês, a veterinária disse qua há fermifogos especiais para filhotes de 18 dias e que quando estivessem com 1 mês não haveria problema vermifugar. Quem tiver sujestoes,por favor, agradeço...

Zaclis disse...

Zaclis.Uma gata apareceu aqui no meu quintal ficou por aqui um bom tempo eu dava ração e ela foi ficando ela pariu os gatinhos ficou aqui uns dias e depois sumiu e deixou 2 gatinhos com 1 mes e meio+- eles ja andavam e os olhos estavam abertos e eu sem saber como cuidar dava leite numa mamadeira pequena que minha neta não usava mais e eles mamavam bem e eu só dei leite e hoje eles estão bebendo leite sozinho e ate hoje eu não dei agua as vezes eu ponho um pouco de agua no leite.Eles fazem bastante xixi e as vezes de 2 ou 3 dias as fezes.O que devo fazer como cuidar agora eu não dei leite com açucar e ovo.Eles ficam com a barriga grande só quando bebe o leite e depois vai ficando normal.Tenho que fazer o que?

Bruno Marota disse...

Oi Daniele, não é que não pode dar vermífugo, mas existe a chance de os vermífugos matarem os vermes muito rapidamente e isso pode intoxicar os filhotes ou o próprio vermífugo pode matá-los, como é o caso da Ivermectina. Isso PODE acontecer, não quer dizer que vai acontecer.

Um bom veterinário vai saber a quantidade certa e a idade certa, o problema é saber se o veterinário é bom. Pergunte qual é o remédio e pesquise na internet, veja o que outras pessoas e outros veterinários dizem. Se não tiver nada de ruim, vá em frente.

Bruno Marota disse...

Zaclis, você está fazendo o que tem que ser feito mesmo. Com 2 meses chega a épcoa da comida. O que eu sugiro que você faça agora? Compre aqueles sachês da Whiskas. Dentro dele, sempre tem um caldinho. Você pode pegar esse caldinho com uma seringa e dar na boca deles. Ou pode colocar com o leite. Algo assim. Guarde a comida na geladeira em um pote bem fechado. Depois de uns dias, comece a amassar bem o sachê da Whiskas e dê pro gato.

Os gatinhos gostam de morder o dedo das pessoas, então, é bom lambuzar seus dedos com a comida amassada e colocar na boca dele.

Isso funcionou com a gente por duas vezes. Uma vez eram 4 filhotes, na outra vez era só 1. Sem próximo dos dois meses.

Se ele não comer, jogue a comida fora, ou dê para outro animal para não estragar.

bruna b disse...

oi, ganhei um gatinho de uma vizinha que tem 1 mes mais o menos ela disse,ja arrumei uma casinha com panos e 1 ursinho de pelucia. li que eles devem ficar aquecidos. agora pra comer ele nao comeu ainda,coloquei leite em um piris,molhei com o dedo tenhei dar na boquinha e nada dele beber o leite, agora vou comprar um conta gotas e tentar. queria que voce me ajuda-se. ele e lindo e eu ja me apaixomei com ele quero cuidar muito bem dele e ele crescer bem.

oque eu faço? so o leite que posso dar? ou raçao pra filhotes ja ? os dois? posso dar agua? me ajudemm nunca tive um gatinho. to sem saber oque eu faço.ainda ele naum fez as necessidades mais caso,vou fazer oque vc disse ai acima. espero sua resposta.. obrigado bruna

Bruno Marota disse...

Olá Bruna, antes de mais nada, o gato deveria ficar com a mãe dele até os dois meses, que é quando ele começa a comer solidos. A mãe amamenta e limpa o bixo, inclusive as fezes.

Com 1 mês apenas, você precisa usar uma seringa, ou mamadeira, conforme o post acima. O alimento que citamos no post ajuda, mas o leite da mãe é o melhor alimento.

Antes da ração, tente o sachê Whiskas amassado. Mas isso é só quando o gato chegar aos dois meses. Antes disso, leite com manteiga, açucar e ovos, conforme o post.

Se quiser, deixe água e leite para ele beber. Mas não precisa, a mamadeira já hidrata.

bruna b disse...

snap. brigada fiquei esperando sua resposta ansiosa rs. ontem comprei uma mamadeira e dei leite com um poukinho de agua e ele bebeu. minha sogra que ja teve muitos gatos, disse pra por um piris com raçao p filhotes uma com agua e uma com leite..ele mesmo ta comendo...achei que ele era bobinho e bebe ele e espertinho rs. se ele ja esta comendo, deixo né? ou dou somente a leite e agua. comprei whiskas de salmao mais ainda naum dei. vou juntar com a raçao depois.

outra coisinha, ele ja fez xixi varias vezes, mais coco naum. to com ele deis de ontem a tarde.devo fazer a massagem na barriguinha ou dar luftal? luftal p crianças?e quantas gotas? brigada por tudo adorei seu blog, vo ta sempre passando por aki. bruna bj

bruna b disse...

eu de novo, quando vou poder começar a dar as vacinas? e outra coisa ele esta se coçando e vi que tem pulga. mais o pelo dele e muito dificil de pegar , e acho que ele e muito novinho p qualquer remedio . me ajuda nisso tambem rs ? brigada de novo

Anônimo disse...

Ontem peguei um gatinho ou gatinha, não sei ainda, que apareceu miando perto da minha porta, ele é bem pequeno, deve ter uns trinta dias de nascido, estava todo sujo de cimento molhado e com os olhos cheios de secreção, a carinha suja. Fiquei com pena e o adotei, mesmo que nos meus planos esteja adotar um cãozinho tão logo possa, e o farei se Deus quiser. Bem, estava dando leite de vaca pra ele, pois estou desprevenida-fim de mês, hehe- e pretendo comprar a ração específica. Quero limpá-lo mas tenho medo de não saber o que fazer. Lav ele? Passo uma esponja com água morna? Lavo os olhos com soro fisiológico? O que faço pra que seus olhos parem de soltar secreção? Ele é comportadinho, nem mia muito, espero que não esteja com gases nem vermes, mas quando ele crescer mais um pouquinho vou vermifugá-lo. Acho que está nas ruas a algum tempo, o que devo dar pra ele-além da receita de vocês que já copiei pra fazer- que não seja ração? Quanto devo esperar pra adotar o cãozinho afim de que um se acostume com o outro? Por favor me ajudem e desejo felicidades a todos papais e mamães de bichinhos!

Bruno Marota disse...

Se ele está tomando leite sozinho, vai poder comer papinha de whiskas. Provavelmente, já tem 2 meses. Com um mês ele mal consegue andar em linha reta.

Você pode lavar os olhos com soro, claro e levar em um veterinário, por ser alguma gripe, ou algo assim.

Qto a comida, tem os sachês da Whiskas, amasse bem e dê para ele.

Quanto ao cachorro, se você adotar um filhote, não precisa esperar não, mas leve em um veterinário.

Anônimo disse...

oi eu me chamo kainan e tenhos dois gatinhos abandonados ppela mãe , o ploblema é q eles não defecão me ajude por favor

Bruno Marota disse...

Olá Kainan, leia o post e os comentários. Mas se a barriga não estiver muito cheia, tudo bem, uma hora ele fará. Se a barriga estiver grande d+, você pode dar uma gota de luftal, se o filhote for bem pequeno ou duas se ele for maior, para aliviar os gases e pode levá-los ao veterinário.

Se o seu filhote anda e come sozinho, coloque uma areia ou terra para ele fazer as necessidades e deixe. Observe o tamanho da barriga.

Um veterinário pode te dar uma opinião melhor que a minha, porque ele pode examinar o gato.

Anônimo disse...

Bom eu tenho um gatinho com 16 dias,eu aranjei ele de um visinho ante-ontem(13/10)eu estou dando leite com uma seringa e ele ta tomando bastante,o problema é que ele não quer cagar,ele esta com a barriga estufada demais,eu sei que tem esse tal de luftal,mais eu não posso compra agora,queria saber se não tem outro metodo ou remedio?
Grato

Anônimo disse...

parabens, gostei muito das dicas!!
elas me ajudaram muito!

Girliane disse...

Snap
Peguei um gatinho hj na rua. Ainda não abriu os olhos e parece ter uns 15 dias de vida. Estou tentando dar leite na seringa, mas ele não quer muito.mLi seu blog e mais tarde vou passar um algodão molhado com água morna na barriguinha dele. Vc acha q eu devo tentar dar outro alimento para ele?

Bruno Marota disse...

Girliane, esse gato tem uma semana de vida. Os olhos já devem começar a abrir. Se ele sabe andar, os olhos estão fechados por outro motivo.

Se a idade confere, tem que ser essa mistura aí em cima, não pode ser só leite e tem que ser morno, para imitar a mãe, mais ou menos 37 gruas, 38. Já pegamos gatos com um dia de vida e é complicado, as vezes precisa virá-los de barriga para cima, mas o ideal é essa mamadeira que falamos, eles costumam pegar bem.

Se ele não comer a mistura acima nem com a seringa, leva no veterinário para eles darem a mistura goela abaixo com uma sonda.

Se a idade não confere e ele já anda ou coisa assim, aí ele pode estar com problemas nos olhos, podem estar inchados ao algo assim. Aí vc leva no veterinário.

Girliane disse...

Snap

Comprei a mamadeira indicada.
Hoje ele abriu os olhos. Acho que deveria estar com alguma imflamaçãozinha. Limpei com algodão e água boricada. Passei de leve e saiu tipo uma secreção, parecido com remela. Dái ele abriu os olhinhos. Vou amornar o leite conforme vc indicou. Me dá mt peninha dele pq fica choramingando e procurando a mãe. Realmente acho q ele deve ter 1 semana. Hj já engatinhou por aqui, bem devagarzinho. Obrigada pelas dicas. Qualquer dúvida eu volto a entrar em contato!

Unknown disse...

Olá! Uma gata deu cria aqui no meu quintal no dia 12/10. São três gatinhos que parecem estar bem. A gata continua aqui cuidando deles. Mas eles estão com 16 dias e ainda não andam. Apenas se arrastam, e só se eu tirar eles do lugar se arrastam pra voltar. As perninhas de trás não tem força para que andem. As da frente estão mais fortes. Gostaria de saber se já deveriam estar andando ou se preciso levá-los no veterinário. Se estiver tudo bem, quando devem começar a andar normalmente? Grato, Junior.

Bruno Marota disse...

Oi Jadir, está tudo certo. Não se preocupe. Com desesseis dias, os olhos abriram e eles apenas rastejam mesmo.

Andar normalmente mesmo, sem cambalear demora bastante. Não me lembro direito, mas acho que com 1 mês eles começam a andar estranho, caindo pros lados e tal. Com dois meses ainda estão cambaleando um pouco, mas já andam mais rápido. Eu não me lembro com certeza disso. Só lembro que isso vai mudando bem vagarosamente, por isso que não lembro o período exato.

Mateus disse...

valew me ajudou muito minha gata deu cria e em tres dia morreu com sitomas de vomito e nao comia nada entao depois da morte dela corri tirar os gatos da onde ela estava para nao pegar a doença da mae e agora estou cuidando deles

Anônimo disse...

"Brigadão", ajudou bastante. Minha gatinha foi atropelada e morreu deixando quatro gatinhos de apenas duas semanas de vida para eu cuidar. De início eu dava leite com a ceringa que era demasiado difícil de fazê-los tomar o leitinho. Ontem ( 17/11/10 ) eu comprei essa mamadeira num PetShop e agora está super fácil de alimentá-los. O único problema que tenho é uma das gatinhas que é muito muito fraquinha e não se alimenta direito e então, eu tenho de insistir e praticamente forçá-la a tomar o leite com a mamadeira. Faz dois dias que ela já consegue sugar o leitinho por conta própria sem precisar forçar como se estivesse mamando.

Anônimo disse...

Oi, meu gatinho tem 1 mes,mais ele não faz coco,ele ta parecendo uma bolinha, o que devo fazr ?
Obrigada

Bruno Marota disse...

Rapaz, recomendo levar ao veterinário. Eles devem introduzir algo pelo anus do animal para retirar os dejetos.

Anônimo disse...

Bom dia, preciso de ajuda para uma gatinha que apareceu ontem aqui na minha casa. Ela deve ter + - 6 meses. Estava com muita muita fome. Comeu um montão. Mas ela tem uma barriga muiiito grande. Coloquei areia própria para gatos e ela não evacuou nem fez xixi. O que pode ser?
Obrigada

Denise

Bruno Marota disse...

Ele deve estar gravida e vai parir em breve. Precisa mesmo comer muito.

Anônimo disse...

E quanto a não evacuar nem fazer xixi? Liguei para a veterinária que trata os gatos da minha cunhada e ela me pediu para dar vermífugo de amplo expectro - eu dei porque tinha aqui o que normalmente uso para os meus outros dois gatinhos e 4 gotas de luftal. Ela agora está deitada na caixa de areia que coloquei. Mas quando nos aproximamos, ela levanta, vem, mia, se esfrega no chão e nas pessoas. Será mesmo que vai dar cria? Obrigada pela resposta anterior e pela dedicação. É muito importante termos com quem trocar idéias. Mais uma vez obrigada.

Bruno Marota disse...

Ela deve estar em cima para ter a cria. Coloca uma caixa de papelão grande, de lado para ela e um paninho em um canto. Eu acho que está gravida sim.

Eu não sei o que vermífugos podem fazer em caso de gravidez.

Olhe as tetas dela e compare com a de outra fêmea, devem estar diferentes. Eu não entendo muito dessa parte

Anônimo disse...

Obrigada. Já coloquei a caixa com paninho. Forrei todo o chão com jornal e papelão. Ela está em um quartinho todinho pra ela. Deixei ração e muita água. E a caixa com areia também. Por enquanto obrigada. Se tiver novidades, aviso.
Abraços

luiza disse...

bom, vou pedir ajuda por aqui, achei um gatinho na rua com uns 5 dias de vida, ele teve problemas pra fazer coco como todos sempre tem, o veterinario passou um remedio que deu super certo, chama lactulona, vc da meio ML, se alguem precisar.. o remedio eh meio natural nao vai fazer mal..
mais o problema agora eh que o gatinho ja deve estar com quase 2 meses, ele tem dentinho e tudo ja ta bem espertinho, mais nao quer comer racao de forma alguma, ja teitei wiskas sache, cat show gatinhos e nada, ele so quer o leite e na mamadeira o q eu faco?
obrigada

Bruno Marota disse...

Em algum lugar ai eu falo que você pode colocar o caldinho que vem dentro do Sachê de Whiskas em uma mamadeira, ou seringa e dar para o gato aos poucos, para ele acostumar com gosto e cheiro.

Depois, amasse o sachê todo e coloque na mão, deixe ele lamber.

Depois ele começa a comer o sachê. Ai você mistura com ração e depois deixa só a ração.

Vá mudando aos poucos

Djéssica disse...

oi...
minha gata teve 5 gatinhos, hj eles fazem 11 dias
está tudo bem com eles, mas o no ultimo que nasceu ainda não caiu o umbigo!
será que isso é perigoso pra ele?
será que eu espero mais um pouco, ou corto, ou levo no veterinario?
ele tá bem espertinho, até já abriu os olhinhos... só isso que me preocupa =/
o que vc acha??

Bruno Marota disse...

Deixa o cordão ai onde está. Até onde eu sei, ou a mãe come, ou cai sozinho

Djéssica disse...

pois é, tá bem sequinho, alguma hr deve cair...
obrigada! =)

gaby disse...

Eu estou um pouco apreensiva com um filhotinho q achei hoje. a mãe dele deu cria há 5 dias, atras da minha casa. Fiquei a semana toda de olho nela e hoje, quando acordei, não ouvi mais miados. Fui investigar e achei tres filhotes. Dois estavam mortos (quase em decomposicão) e o outro miando super baixinho. Peguei o filhote vivo e segui todas as etapas recomendadas: aqueci, alimentei, limpei e estimulei a excrecão. Fiquei preocupada primeiro porque nada ele expeliu e depois porque não sei a quantia exata de leite que devo dar. Estou dando com uma seringa, cerca de 3 mL a cada duas horas. Mas a minha principal preocupação é se ele não pegou alguma doença por ficar em contato com os outros filhotes que estavam mortos. Afinal, eu não sei a causa da morte deles.
M e ajudem!! Nunca tive um gato...muito menos um de 5 dias!

Bruno Marota disse...

Gaby, não se preocupe com as doenças. Porque se ele tiver alguma, não há muito o que fazer e só afeta ele.

Dê o quanto de comida ele aguentar. Até a barriga ficar grande. Se ele está bebendo, mexendo a lingua para mamar, está ótimo. Qto a não sair nada. Quando o bixinho é novo, eu acho que deora um pouco mesmo.

Mantenha aquecido, alimente e estimule para ele fazer as fezes. As fezes não são regulares e todos os dias não. Quando eles ficam mais velhos, ai sim, passa a ser mais regular.

Boa Sorte

Gaby disse...

Valeu pelas dicas Snap.
Eu tenho mais umas dúvidas:faz mal dar leite humano para um gatinho filhote? Porque minha mãe acabou de ter um bebê e foi o maior impasse em casa pra decidir se dávamos ou não o leite materno para ele. Decidir não dar, só para garantir, e preparei uma das receitas caseiras.E quanto ao manuseio, tem problema ficar pegando na mão para alimentar, limpar, etc?

Bruno Marota disse...

O leite de vaca não é o ideal para o gato, o ideal é leite de gato. O leite de vaca dá gases. Mas é o que tem disponível. E esse leite é processado. Não é tão nutritivo quanto um recém saído da vaca. Pode ser que o leite humano seja até melhor que sse da caixinha, mas eu não sei mesmo.

Existem vários casos de mães de uma espécie adotarem filhotes de outra espécie e amamentarem. Acho que não teria problema usar leite materno, mas isso eh só um palpite.

Bruna Sodré disse...

Gaby, cada leite é adaptado a uma espécie. O leite humano é próprio para humanos, e o de vaca é próprio aos bezerros..

O leite da mãe gata tem um balanceamento diferente do leite de vaca, por isso há essa receita, que tenta balancear de forma a ficar o mais próximo possível do leite de uma gata. O leite materno dos gatos possui mais proteínas e gorduras que o leite de vaca, por isso inserimos a manteiga e a gema de ovo. Penso que só o leite materno humano não seria ideal para um gatinho bebê por esta razão.

Quanto as fezes, não se preocupe. Se ele dorme com a barriguinha cheia e acorda com ela murchinha, ele está espelindo os dejetos de alguma forma. Nas primeiras semanas eles quase não fazem cocô, ou fazem de uma forma líquida que não enxergamos (rs) mas passamos por isso também. Não se esqueça de dar o luftal, é tão importante quanto balancear o leite.

Não se preocupe em manuseá-lo, não fará problema algum a ele. Muito pelo contrário, todo o tipo de carinho é um aliado na sobrevivência de filhotes. A mãe ajudaria ele a se esquentar. Como não existe a mãe, o calor humano é um ótimo substituto. Boa sorte!

Gaby disse...

Muito obrigada pelas dicas gente! Já comprei o leite em pó recomendado e acho q ele ta aceitando bem. Continuarei fazendo de tudo para salvá-lo e acho que ele ainda tem muitas chances!!!
Agora só resta dar muito carinho e aguardar por um crescimento saudável!

Gaby disse...

Meu filhotinho está ótimo. Já estamos pensando num nome: Bartolomeu.
Mas ainda tenho umas dúvidas. Quando ele abrir os olhinhos já vai enxergar tudo nitidamente? Vai se localizar melhor ou identificar as pessoas?
Quando devo comprar uma caminha e qual tipo é o mais recomendado? E água, quando eu posso dar?

Bruno Marota disse...

Água vem quando vc começa a introduzir comida. Porque ele começa a beber tmb. Depois de 1 mes e meio, se quiser, pode deixar um potinho baixinho com água.

Tem uma cama aquecida que é legal para gatos, princpalmente se ai for frio. Eles adoram lugares aquecido. Mas qquer almofda fina eles já adoram. Mas isso é mais pra frente.

Os olhos começam a abrir depois de uma semana se me lembro direito. Demora uns dias para abrir tudo. 5 ou 7 dias eu acho. Com duas semanas estão abertos, mas eles nem conseguem andar. Não sei se reconhecem logo de cara pela visão. acho que não.

Gaby disse...

hum...bom saber. Obrigada Snap!
Estou muito preocupada hoje. Ele fez as duas últimas fezes com um pouquinho de sangue, e miou muito depois das mamadas. Estou dando o luftal como recomendado, mas fiquei preocupada porque 2 dias atrás ele caiu no chão (do colo da minha mãe!). Será que é algum tipo de hemorragia interna devido à queda? E se for, porque só dois dias depois? To desesperada!! Que q eu faço? levo no vet. amanhã ou espero pra ver se melhora??
Help me!!!!

Bruno Marota disse...

Pode ser verme, ou um outro problema. É bom levar ao veterinário. Se for verme. O vermífugo tem q ser super controlado e NÃO pode ser IVERMECTINA, se não ele MORRE. Perdi dois filhotes assim.

Qdo é verme, pode sair um pouquinho, mas pode ser algo mais serio.

Gaby disse...

Agora ele parece estar melhor. Mas vou levá-lo ao vet para garantir. No caso de vermes, qual é o vermífugo que vc recomenda?
Dúvida: é normal agora (com 10 dias) o filhote dar um espaço maior entre as mamadas, cerca de 3 a 5 hrs, e mamar mais?
obrigada pela ajuda!

drika disse...

Eu estou no trabalho agora, e, parece loucura, na verdade eu ainda estou me perguntando por qual motivo tive essa ideia maluca. Bom, começando a contar a historia eu estava voltando do serviço passei em uma passarela e encontrei uma caixa de sapatos cheia de gatinhos siameses, eu fiquei muito triste de ver aquilo. Mas passei direto e fui para casa com o coração apertado. Hoje eu passei novamente na passarela e a caixa estava vazia eu fiquei muito feliz e olhei direito dentro da caixa para verificar e vi um que era machadinho e feinho bem magro eu olhei para ele que me retribuiu com o olhar mais suplicante que eu já vi na vida. Estou no trabalho como já mencionei, trabalho em um escritório e trouxe o gato dentro da minha bolsa. É eu sei que é a maior loucura do mundo mais só de imaginar que ele morreria ali perdido preferi fazer essa loucura, consegui um pouco de leite na lanchonete, mas ele fica com o olho lagrimejante e com muita remela, o levarei no veterinário hoje mesmo e até já marquei a consulta, mas não poderei ficar com ele então quero doar o pobrezinho para alguém que cuide bem espero que eu consiga. Obrigada pelas dicas.

drika disse...

ah...o meu carregador do notebook ta servindo como aquecimento e ele esta dormindo na minha blusa espero que ele fique calmo e não fique miando por que se alguem descobrir estou frita.
e para todas as duvidas eu tenho uma bolsa de notebook bem espaçosa e deixei uma parte aberta no ziper para ele respirar.

Vivi Gomes disse...

Me ajudem por favor...
Uma gata deu a luz a 4 gatinhos no quintal da minha casa e os abandou com mais ou menos três dias, daí por diante passei a cuidar deles a meu modo (leigo) porque eles miavam muito com fome.
Coloquei-os dentro de uma caixa com um cobertor e comecei a dar leite desnatado em pó diluído em água a cada três horas. já se passaram 12 dias e eles não defecavam direito, mas depois comecaram a fazer as fezes mole tipo diarréia. eles se sujam todo de cocÔ e eu não sei como limpa-los direito. Outra coisa que acontece, é que um deles parece ter emorroidas e os outros filhotes acham que é uma teta e ficam chupando, ficou horrível! vermelho e para fora, tive que separa-lo pq estava sofrendo.Ontem recebi uma orientação de que como eles já tem ums dentinhos poderiam comer papinha de whiskas,assim fiz e eles aceitaram. Não tenho dinheiro para leva-los ao veterinário por enquanto, mas gostaria de continuar ajudando, não achei nenhuma gata ou cadela parida que pudesse adota-los. Help me ! o que mais me preocupa é o fihotinho que está com o anus ou é testiculos dilatado.

Bruno Marota disse...

Oi Gaby, o espaçamento entre as mamadas aumenta mesmo, só que ele mama mais a cada vez que mama. A quantidade aumenta, o espaçamento diminuiu.

Eu não recomendo nenhum vermífugo agora. Só se for muito necessário. Se não, espere passar dois 3 meses. Eu não sei qual usar para filhotes. Só sei qual não usar e que é melhor esperar.

Bruno Marota disse...

Drika, ele vai dormir, mas vai acordar pedindo comida. Aí vc vai ter que dar algo com uma seringa, porque ele deve ser novo.

Depois de 2 meses, quando ele entrar na papinha, ou ração, vc pode doar. Podemos ajudar a divulgar.

Bruno Marota disse...

Vivi, eles se sujam mesmo. Vc pode limpar com algodão e água morna.. passando neles, da mesma forma que falei para fazer na barriga.

Quando a essa coisa estranha do outro gato, eu não sei o que pode ser. Só um VET, mas vc pode comprar uma pomada anti-fungos ou quadriderme veterinário e passar no local. Se for comprar, compre em um petshop. Se tiver quadriderme humano, pode passar, mas é mais fraco que o veterinário.

O ideal era levar ao VET, alguns Vets não cobram caro quando o bicho é de rua, achado na rua, mas cada veterinário é de uma forma.

Anônimo disse...

Olá! Preciso do auxilio de um profissional. Estou c dois filhotes de gato c 16 dias e, um deles desenvolveu um tipo de assadura na barriga, perna e genitália. Preciso saber o que é mais correto passar no local. Grata. Pode mandar resposta no e-mail: papelariap@hotmail.com

Bruna Sodré disse...

Olá Anônimo,
realmente, você precisa da ajuda de um profissional, então terá que levá-lo em um veterinário. É impossível diagnosticar algo pela internet, ou sem um profissional da área.

Mas isso não deve ser assadura, mas algum tipo de fungo de pele. Limpe o local com soro fisiológico e vai passando Quadriderm veterinário pra ver se melhora.. alguns tipos de fungos resolvem com esse simples procedimento. Se não melhorar, corra ao vet.

Anônimo disse...

Oi..
achei um gatinho a dois dias, na hora de uma chuva muito grande e levei ele pra casa...
estamos dando leite, mas é desnatado pois la em casa todos tomamos desse leite...
joão( o gatinho) não fez côcô nenhuma vez, só xixi...
hj dei laxante a ele..almeida prado...mas fiquei com medo..
minha prima deu as massagens, só não demos luftal...
será que fiz mal ????
me arrependi....
s eele morrer???

Bruno Marota disse...

Olá Danielly, acho que vc fez muito mal sim. Se a barriga não está inchada, então está tudo bem. Simples assim. Leite desnatado não tem muita coisa para ele processar e defecar.

Anônimo disse...

mas ta inchadinha sim...
hj vou levar os ingredientes pra fazer aquele leite pra ver se ele faz...
minha prima ta la em casa massagenado a barriguinha dele...
fiz isso pq tava desesperada...com medo que ele morresse por causa disso...
mas será que ele vai morrer por causa do laxante?
não foi um inteiro não...
=/

Bruna Sodré disse...

Danielly, os filhotes desidratam MUITO rápido.. e dar um laxante para um filhote é fazer com que ele se desidrate mais ainda, podendo levá-lo a morte.

De qualquer forma, muitos remédios humanos são letais para animais. Uma simples aspirina é altamente letal para os gatos. As drogas agem de forma diferente em cada animal.. um laxante já é algo radical para um humano, quanto mais para um gato filhote.. minha sugestão é que você o leve a um veterinário, pois realmente há um grande risco de ele não resistir. E se algo pode ser feito, o profissional veterinário é o mais indicado para lhe dizer. Ás vezes ainda há algo a ser feito que pode significar a sobrevivência do filhote..

Bom, boa sorte!

Anônimo disse...

Outra duvida..quanto desse leite posso dar a ele?
To com uma seringa de 5 ml que dou o leitinho dele...
devo dar mais ? que 10 ml pra ele???

Anônimo disse...

Minha gatinha morreu e deixou 3 filhotes, de 3 semanas + ou - .
Estou dando leite Total Mx milk gatinhos, mas eles fazem xixi, só não fazem cocô.

O que faço me ajudem por favor.

Bruno Marota disse...

Os filhotes não fazem muito cocô mesmo, principalmente quando bem novos. se a barriga não está muito inchada, então deixa que eles vão fazer. Se ficar inchada demais, por dois ou 3 dias, uma bolona, aí é um problema.

Marayná disse...

meus gatinhos órfãos tem 17 dias e fazem 5 dias que a mãe morreu.. estamos fazendo a massagem para estimulá-los a fazer cocô e até agora não fizeram. Estou preocupada, a barriguinha deles estão durinhas. O que devo fazer?

Bruna Sodré disse...

Olá Marayná, já respondemos a essa dúvida antes, basta ler os comentários anteriores.

Boa sorte aos gatinhos!

Anônimo disse...

Estou cuidando de 3 filhotes de 3 semanas a mamãe deles morreu atropelada. no inuaicio dava o leite max milke com uma gema de ovo açucar e 1 pitadinha de sal. depois comecei a dar aquelas papinhas pra nenem com um pouco de agua eles ate gostarão mais eles querem mamadeira leite maizena ovo açucar e uma pitadinha de sal. acho que a menina ta com colica e dei lufhital. agora os irmãos deles mais velhos fica cuidando deles. e uma gracinha.

Anônimo disse...

MEU GATINHO DE 13 DIAS ESTÁ COM TOSSINDO ALGUMAS VEZES. PASSO DAR ALGUM XAROPE?
OBRIGADA!

Anônimo disse...

Minha colega se mudou para uma casa, e ela descobriu que todos os anos, em agosto, abandonam filhotes recém nascidos de gatos pela vizinhança, e eu tenho uma cadela que tem síndrome do filhote (pega uma coisa ou um brinquedo e começa a pensar que é um filhote dai começa a cuidar), então eu queria saber se da ou não para dar leite de cachorro para os gatinhos. Se der nós pretendemos deixar sobre os cuidados da cadela...

Bruno Marota disse...

Não tem problema nenhum eles serem cuidados pela cadela com o leite dela. Além do leite, ela vai prestar outros cuidados como lambê-los e aquecelos.

Anônimo disse...

obrigado

Anônimo disse...

Tenho dois gatinhos adotados um deles esta bem comendo brincando , o outro esta triste , não come !!! Hj comecei dar soro so que toda vez que ele toma logo da diarreia ? Fui no vet so que já estava fechado ele ta miiito mal ,muitooo fraco !! Pelo amor de Deus me ajudem !! Desde já muito obrigada !! Rafaela

Anônimo disse...

Obs : acho que eles devem ter 3 meses !!!! Rafaela

Bruna Sodré disse...

Renata, isso é um caso de emergência VETERINÁRIA, portanto corra para o hospital veterinário mais próximo(hospitais tem plantões). Se um está fechado, corra no outro.

Não existe diagnóstico e tratamento pela internet!

Anônimo disse...

OI, BOA NOITE!!!
MEU NOME É NADIR.
EU TENHO UMA GATINHA QUE TEM APROXIMADAMENTE UNS 2 MESES, ELA ESTA COM A BARRIGUINHA INCHADA E NÃO FAZ COCO, COMPREI ANTI-TOXICO E MEDIQUEI A GATINHA, MAS ESTOU COM MEDO PORQUE A BARRIGUINHA DELA ESTA GRANDE E MUITO DURA. OQUE EU FAÇO, ME AJUDEM, NÃO QUERO E NÃO GOSTO DE VER ELA DESSA FORMA SEI QUE ELA ESTA SOFRENDO, ME AJUDE.
OBRIGADA.

Anônimo disse...

Pois e uma pena que não possam me ajudar , eu moro em uma cidazinha do interior de pernambuco e so existem 3 clinicas veterinárias todas estão paradas por conta do carnaval !!! E aqui não tem hospital veterinário !! Muito obrigada !! Eu sou nova no trânsito e não tenho coragem para pegar estrada !!! Rafaela :(

Bruna Sodré disse...

Nadir, a única coisa que eu posso te dizer é que NUNCA deve-se ministrar remédios em animais sem prescrição veterinária. Muitos medicamentos humanos são fatais para animais,principalmente para os gatos. Uma simples novalgina pode matar.. cataflam, um antiiflamatorio muito usado por humanos tbm é letal, assim cmo laxantes, etc.

Não entendi o que quis dizer com anti-toxico, mas vou repetir o que disse no ultimo comentário: nao existe diagnóstico nem tratamento pela internet - procure um veterinário já! Seu animal merece esse cuidado.

Bruna Sodré disse...

Renata, infelizmente não existe diagnóstico pela internet.. é como uma pessoa indo a um fórum de saúde querer se diagnosticar alegando dor de cabeça - como um médico irá adivinhar o que se passa com essa pessoa sem um exame mínimo? O que estou te dizendo é que é realmenter impossível!

De qualquer forma, não somos veterinários, apenas criadores com uma larga bagagem de experiência.

Não há nada realmente que substitua o exame clínico. Não há uma cidade próxima da sua com atendimento veterinário? Busque essa informação pela internet... vc terá mais chances do que tentando medicá-lo dessa forma. Boa sorte!

Laura Carolinah disse...

Pessoal p. favor, preciso de ajuda. Tentei ler todos os coments mas não tenho mto tempo..
O fato é que na véspera deste carnaval uma gata deu cria no quintal da minha casa. Isso dá talvez uma média de 12 dias q foi qdo eu ouvi o primeiro miado deles (não sei qto tempo um recém-nascido mia mais altinho). Fazem uns dois dias a última vez q a vi chamando-os e indo dar de mama, como trabalho o dia inteiro não vi se ela apareceu durante o dia.
Hoje pela manhã retiramos eles do mato com ajuda de luvas p/ não ficarem com outro cheiro e colocamos os 4 filhotes numa caixa na área de serviço (local de fácil acesso p/ a mãe. Chegando em casa reparei tudo estar igual, sinal de que a mãe não apareceu.
Um deles, o mais escandaloso, mama bastante, mas os outros não estão aceitando a mamadeira especial. Outros dois só dormem e não consegui alimentá-los ainda. Tenho receio, não queria perdê-los, parece q eles estão fraquinhos...
Grata desde já. Beijos

Anônimo disse...

achei 2 gatinhos pequenos sem a mãe ja abriram os olhos como cuidarei deles?

Anônimo disse...

encontrei 3 filhotes em uma caixa fechada sob a chuva,infelizmente 2 morreram,faz dois dias hoje ele abriu os olhinhos,muito obrigada pelas dicas,valeu demais.

Anônimo disse...

estou alimento o meu filhote com uma seringa descartável,funciona bem.

Anônimo disse...

minha gata teve filhote à 45 dias, mas à 10 não para de soldar gases a cada 3 minutos e com odor horrivel,alguem sabe se isso é normal?

Anônimo disse...

melhor levá-la ao veterinário mas pode ser normal pois gestação mexe com o intestino da gestante, sei por experiência própria. Talvez ela esteja com dificuldade de evacuar.

Anônimo disse...

Qual a quantidade e quantas vezes ao dia eu devo dar a ração em patê para meu gatinho filhote? ele tem pouco mais que um mês

Bruno Marota disse...

Eu acho que se vc der comida 3 vezes ao dia. Meio sachê eestá bom. Depois de uns 15 dias vc já pode entrar com ração a vontade. Só deixar no pote. O sachê estraga se ficar ao ar livre, o problema é esse.

O gato não costume comer muito mais do que precisa.

Anônimo disse...

Boa noite!! Meu gatinho chegou ontem, tem 45 dias..Na alimentação esta se saindo mt bem..Dou WHISKAS filhote umedecida com agua morna e umas gotinhas de leite (pela manha) e depois dou a ração umedecida com o o sache da WHISKAS..e a agua fica disponivel. Minha dúvida quantas vezes ao dia ele deve comer? E só fez xixi uma vez, e ainda não defecou..Já fiz a massagem com agua morna, e agora pouco dei o luftal (uma gota) mas a barriga dele não esta grande..
Tem que esperar pra ele fazer coco, ou posso fazer outra coisa. Estou sem grana pra levar no veterinario..Me ajudem, Obrigada..
Rafaela

Bruno Marota disse...

Se o gato está com barriga normal, deixa ele. Recomendo não colocar o leite porqure pode dar gases. O leite é só em caso de alimentação de recém nascidos, porque vc não tem outra opção.

Anônimo disse...

Obrigada..Snap Noris. Hoje pela manhã ví ela cheirando o local, corri e coloquei a caixinha de areia. Enrolou um poquinho mas acabou fazendo coco..e estava normal...Um alívio..

Anônimo disse...

meu gatinho de dois meses esta vomitando desde ontem alguem pode me ajudar ???

Anônimo disse...

Apareceu em minha casa dia 12/04 um gatinho de mais ou menos dois meses e estou alimentando ele com leitinho e ração para filhotes...ontem ele vomitou uma vez,que foi pela manhã... e hoje já foram dus vezes que ele vomitou... Não tenho como levar ele a um veterinário...não sei oque fazer para ele melhorar... estou desesperada... não quero que ele morra...SOCORROOOOO...

Bruno Marota disse...

Se ele tem 2 meses, deve ter mais de 2, deve ter 3 ou 4. Dá ração para ele e somente ração. Enquanto ele estiver comendo, ótimo.

Ele pode estar vomitando por estar comendo plantas. Ou pode estar com algo sério. Ele pode ter comido demais também. Aí vomita.

Não somos veterinários, não temos como diagnosticar nada pela Internet.

Dê a comida e aguarde para ver se ele melhora.

Anônimo disse...

Muuuuuuuuuuitoooooooo obrigada Snap Noris... Meu gatinho melhorou... Ele parou de vomitar naquele mesmo dia... Não ti agradeci antes porque fiquei sem net... Mais uma vez muuuuuuuuuuuuitooooooooo obrigada... de coração !!! Anny.

Bruno Marota disse...

Que bom que ele melhorou :_)

Anônimo disse...

Olá Snap Noris !!! Preciso da sua ajuda novamente... Meu gatinho está com dor de ouvido... Vc sabe qual remédio devo dar pra ele ??? E qual remédio posso pingar na orelinha dele ??? Muuuuuuuuuito Obrigadaaaaaaa !!! Anny.

Bruno Marota disse...

Anny, não tenho como ajudar. Não faço nem idéia

Anônimo disse...

Não sei de onde surgiu essa sugestão de fazer uma mamadeira com manteiga. Manteiga para gatos filhotes?? Açúcar?? Leite de vaca? Nada disso, a lactose do leite provoca diarréia e o açúcar poderá iniciar um processo de cárie nos animais. Muito cuidado com gatos filhotes, podem morrer rapidamente se não forem tomadas providências corretas. Ressalvo que minhas dicas são provenientes de uma boa experiência que tenho, porém essas informações não dspensam um veterinário competente. Cuidado com maus profissionais. Se o animal não reagir rápido a um tratamento, procure outro urgente, pois ele pode morrer. Atenção quanto aos vermífugos. Sempre é preciso verifugar os gatinhos, a critério de um veterinário que indicará a idade que podem ser medicados e a dosagem. Existem muitos vermes diferentes,é preciso o remédio certo para cada tipo. Sobre a nutrição, o melhor é que mamem o maior tempo possível, mas, se foram encontrados sem a mãe, é preciso alimentá-los muito bem, pois substituir o leite materno não é fácil. Sempre a critério de um bom veterinário, deixo uma sugestão, considerando filhotes com pelo menos 1 mês de vida: gatos filhotes costumam ter diarréia facilmente, especialmente depois de desmamados. É preciso nutrí-los sem piorar essa diarréia. Sugiro ração específica para filhotes (precisam de fibras e todos os demais nutrientes), com bolinhas bem pequenas, e, enquanto não for possível uma alimentação ideal ou se eles ainda não aceitarem a ração (deixe sempre à disposição+água), uma opção seria uma pequena porção de fígado de galinha, misturado com uma porção de arroz, uma porção de gema de ovo e uma maior quantidade de frango cozido na água, sem condimentos, bem cortadinho. Misture bem e ofereça a eles. A proteína das carnes é o alimento mais importante para gatos, mas, enquanto filhotes, a digestão de outros tipos que não sejam frango, é difícil e não é aconselhável. Também é interessante despulgá-los com Frontline (cuidado com a dose-veterinário sempre),pulgas são hospedeiros de micro-organismos nocivos, sem falar no sofrimento dos anjinhos.

Bruno Marota disse...

Caro Anônimo, repare que falamos de RECÉM NASCIDOS... faz bem ler o post antes de comentar.

Emy disse...

Parabéns pelas suas dicas para recém nascidos, Continue assim!
E tbém gostaria de saber se vc ou alguém sabe me dizer se há alguma alimentação para aumentar o leite da mãe, ela deu cria a tres semanas, e parece mto magra, dou bastante ração e as vezes leite de vaca mais ela parece sempre faminta. São 5 filhotes ao total, já abriram os olhinhos, estão saudáveis e lindos.
Pode me ajudar?

Bruna Sodré disse...

Emy,
pra gatas prenhes, pode deixar sempre comida à vontade, pra ela comer quando quiser...pq ela precisa comer MUITO!
O indicado é oferecer ração de filhotes para gatas que estão amamentando.

Tem também um complemento vitamínico chamado Organact, que é muito bom. Dê sempre a medida que vem indicada no pacote..

Patricia Pereira disse...

tenho uma gatinha bebe de mais ou menos 1 mes...esta comigo desde sabado.. hoje e sexta feira. Ate agora ela comeu mas ontem deixou de comer. Ela comia aquelas latinhas de comida molhada para filhotes e ela gostava mas deixou de comer ontem... tentei tambem leite com uma seringa mas ela nao engole nem o leite nem a comida... tambem nao faz coco ja tentei o algodao mas nao ajudou. Ja nao sei o que fazer mais com ela... nao consegue andar so deita e dorme... ja nem consegue miar :(

Bruno Marota disse...

Patricia, eu levaria ao veterinário, não faço ideia do que pode ser.

Patricia Pereira disse...

Ok vou ter de fazer isso entao :( mas do jeito que ela esta nao sei se vai conseguir sobreviver :( ela ficou assim muito rapido ainda ontem de manha andava atras de mim na cozinha e a saltar para fora da caminha.

**NEIDE LUCATS** disse...

Ai, to passando aperto aqui. Minha gata deu 3 filhotinhos, mas nao quer cuidar. Eles nasceram ontem e eu nao tenho a mamadeirinha e to sem grana pra comprar, so recebo na quinta. Eles estao mamando num vidrinho de remedio (muito bem lavado9 e fervido). Não e todas as vezes que mamam que eles fazem necessidades. É normal? E hj vi que um deles que saindo um negocinho vermelho do anus, fiquei preocupada. E um deles tbm quase nao aceita alimentação. Mama muito pouco. Queria tanto salva-los, será que vou conseguir?
Ah! to dando uma receita que peguei em um site. Leite, gema de ovo, açucar, sal(quase nada) e creme de leite. Aguardo resposta. bjossss

Neide

Bruna Sodré disse...

Neide, é assim mesmo.. eles quase não fazem coco (ou fazem e a gente nao consegue ver). Vejo muitos os pipis.. mas raramente os cocos.

No início é mais difícil mesmo, pq eles ainda não aprenderam direito a mamar, não se acostumaram com a ferramenta (no caso, o vidrinho). Mas a cada dia eles se acostumam mais.. é importante forçar e tentar o máximo possível. Eles têm um ritmo pra engolir, tente seguir esse ritmo pra eles não engasgarem.. e vai dando.

Sobre esse vermelho que vc viu, infelizmente não sei te dizer.. não vi e nunca passei por isso. As fezes deles são brancas com um tom meio amarelo/amarronzado.

Boa sorte!

**NEIDE LUCATS** disse...

Muito obrigada. Mas fiquei até surpresa em vc dizer que as fezes são claras porque ontem os tres fizeram coco, e até bastante, mas era bem marrom, bem escuro. Sera que e porque era o primeiro dia deles, tipo que nem o meconio dos bebes humanos?

**NEIDE LUCATS** disse...

Oi....eu denovo....Obrigada, mas não consegui. To muito triste. Eles morreram. Dois ontem e o último hj....Me sinto fracassada...queria tanto te-los salvado!!! Mas, obrigada assim mesmo.

Bruno Marota disse...

Oi Neide, que triste. Nós também ja perdemos filhotes. É uma situação muito dificil, qualquer coisa pode dar errado. Sem a mãe é realmente dificil. Alimentar eles a cada 2 ou 3 horas é muito complicado. Limpar é complicado, manter a temperatura é complicado.

Não se sinta mal. Quando passamos por isso, foi um esforço sobre humano que fizemos. As chances estão sempre contra nós. Conseguir salvar é mais raro do que perder os filhotes. Em em nosso caso, eram duas pessoas cuidando e ainda conseguimos uma mãe de leite para dar um apoio. Ela ajudou em uns 20%.

**NEIDE LUCATS** disse...

É...complicado mesmo, não conseguia manter a temperatura. Por mais que colocasse a garrafa de agua quente, pus até uma luva com um pano dentro pra ficar lá com eles, mas eles estavam sempre geladinhos. Até tenho outra gata que tem um filhote de 3 meses e de vez em quando o vejo mamando ainda. Peguei ela e a segurei no colo pra tentar deixar eles mamarem, mas ela quase me mordeu, não aceitou eles, enfim, não teve jeito, eles não mamaram nem mesmo o colostro. Peguei a mãe tbm pra tentar fazer ela amamentar, mas ao que me parece, ela não tem leite. Parece que o fato que eles não terem mamado ao nascer, fez com que ela não produzisse leite. Já é a segunda vez que ela faz isso, porque será? Não entendo porque uma gata nega sua cria. Ela tem cerca de oito meses e sua primeira cria foi a tres meses e ela tbm rejeitou. Tem idéia do porque?

Bruna Sodré disse...

Neide, ela entrou no cio e já engravidou bem cedo, pelo que vc contou... isso pode ter acontecido, inclusive, por alguma decifiencia nutritiva da mãe. Os filhtes já nasceram fracos, e a gata já entendeu que eles não teriam chance de sobreviver... em alguns casos, as gatas até matam e comem os filhotes, nessas situações.

Os cios e as crias constantes deterioram muito a saúde das gatas. E ela sendo tão nova...

Se eu fosse fosse, castraria suas fêmeas, pra prevenir o câncer de mama, de útero.. e pra controlar as crias. Pois, daqui a um tempo, será difícil cuidar de tantos..

Abs,
Bruna

**NEIDE LUCATS** disse...

Bruna, socorroooo to em panico. Sabe aquela minha gata que deu cria e renegou os filhotes? Pois então, ela está soltando uma secreção e hj a peguei no colo e senti um "bola" na barriga dela. Consegui segurar essa "bola" e ela se mexeu!!!!
Acho que ainda tem filhote dentro dela! Que que eu faço? Não tenho um centavo sequer pra leva-la ao veterinário! Me ajuda pelo amor de Deus!!!

Bruno Marota disse...

Neide, não tem o que ser feito. Tem que levar ao veterinário. Pode ser que um dos filhotes tenha morrido e esteja lá dentro. Pode estar causando infecçao no útero. Pode ser tumor. Não sabemos.

Não somos veterinários. Tem que levar ela ao Veterinário e pedir para parcelar a conta ao máximo.

A Bruna não está bem de saúde, mais tarde ela deve ver sua mensagem e provavelmente, responderá a mesma coisa.

Bruna Sodré disse...

Neide, corra em um veterinário! Como eu disse antes, já suspeitava que sua gata não estava bem de saúde, por isso os filhotes morreram.

Ela corre risco de vida, e isso não é coisa que se resolva em um fórum de internet! Só um veterinário pode avaliar e fazer o procedimento necessário para salvá-la. Acho que ela merece um mínimo de cuidado de saúde. Senão, terá a mesma sorte de um gato de rua... é muito triste isso. Ela deve estar sentindo muita dor e não terá um mínimo de conforto?

Shirley Alves disse...

Oi,abandonaram cinco gatinhos recém nacidos na rua,chegaram em casa com hipotermia,eu os aqueci com a ajuda de um galão com água quente,quatro morreram e continuei cuidando da que sobreviveu com leite próprio pra gatos,mas hj com 15 dias minha bebê amanheceu fraquinha e com a barriga muito inchada,ligueicorrendo pra farmácia e me entregaram o Luftal,mas infelizmente ela ñ resistiu,acabou de falecer,estou muito triste,mas mesmo assim obrigada por nos orientar...Bj.

Anônimo disse...

meu cachorro foi atropelado ja levei ao veterinario e ele falou que o cachorro esta com a coluna fraturada ele tomou os medicamentos e ainda nao melhorou mais mnha preocupaçao é a barriga dele quando ele toma agua e como ele incha muito parece que vai estoura nao sei mais o que fazer.

Bruno Marota disse...

Pois é, Nós também não sabemos o que fazer.

Anônimo disse...

Neto: Estou com 5 gatinhos de 1 més + ou - e estou alimentado com uma seringa sem a agulha mais não sei quantos ML de leite posso dar,e outra coisa essa mistura de leite q vc fala posso conservar na geladeira.Agradeço se me responder.

Bruno Marota disse...

Dá comida até quando eles estiverem comendo. Vc pode guardar na geladeira sim, mas nunca esquente muito no microondas para não cozinhar a gema. Nós faziamos 1 copo por vez.

Vanessa disse...

Oi,Boa noite.A minha gata deu a luz a uma gatinha preta.Porem,a minha gata(mãe) não esta amamentando o bebê,ta rejeitando ,quando coloco pra dar mamá,ela chuta o bebê.E agora vou cuidar sozinha dela.ela fará uma semana de vida amanha.eu li todas as recomendações do site hj.E farei tudo o que foi indicado a fazer.Só que eu não tenho luftal em casa nesse momento.devo ter um ati-gases.Sabe me dizer se serve.Ou só pode ser o Luftal ???
Me responde o mais rapido possivel por favor.Não to sabendo mto o que fazer.Será que poderiam me dar essa ajuda??

Bruno Marota disse...

Não sabemos a respeito de outro remédio. Um principio ativo diferente pode cauasr problemas.

Vanessa disse...

ah esqueci de falar.
Minha mãe comprou o leite em pó para recém nascido.é necessário dar o leite integral,ou eu posso preparar o leite como esta escrito la em cima com esse lei,ao invés do integral de vaca.???

Bruno Marota disse...

Dizem que o leite em pó é mais nutritivo. Eu daria sem problemas, mas não sei dizer qual é melhor.

Vanessa disse...

a colher de açucar,a de manteiga é de sopa,de sobremesa ou de café??

Bruna Sodré disse...

Vanessa,
na dúvida, realmente NÃO dê. Há muitos remédios humanos que são fatais para gatos e cães, como o Tylenol, por exemplo.

Espere conseguir o Luftal..

Vanessa disse...

mas e quanto a quantidade de açucar e manteiga?

Bruno Marota disse...

Sempre uma colher de sopa

Anônimo disse...

ENCONTREI DOIS GATINHOS JOGADOS NA MATA,ESTOU ALIMENTANDO COM SERINGA LEITE SEMI DESNATADO E RAÇAO BATIDA NO LIQUIDIFICADOR,AJUDO NA EVACUAÇÃO DELES, TAVA TUDO BEM MAS A GATINHA TA MUITO DEBILITADA POR CAUSA DE UMA DIARREIA FORTE ESTA MOLINHA, PARECE QUE VAI MORRER, ME AJUDEM OQUE FAZER ELES SÃO MUITO PEQUENOS, E ESTA DIARREIA OQUE FAZER,

Bruno Marota disse...

Eu sinceramente não sei o que fazer. Acabamos de achar 3 filhotes com 7 dias de vida e estamos fazendo o que está escrito aí em cima.

Eu daria leite integral e não daria ração, eu faço como está escrito, mas não sou veterinário.
Nunca passei por problema de diarréia, mas pelo contrário.

É a terceira vez que cuidamos de filhotes e estamos fazendo tudo que está escrito no post.

Anônimo disse...

Nosso post é para a época em que eles ainda não podem comer. Se eles conseguem comer papinha, suspenda o leite e de patê, pode ser da whiskas mesmo. Se o gato estiver debilitado, vc pode tentar um patê da AD que é bem forte.

Bruna Sodré disse...

Olha, não dê o leite desnatado, pois não tem a quantidade de gordura suficiente.

Se ele tem menos de 30 dias, não dê nada além do leite com a mistura (receita acima) e Luftal.

Se ele está com dor de barriga, dê Luftal a cada mamada. É normal dar diarréia, pois a mistura não é exatamente como o leite materno, mas é necessário sempre fazer a massagem pra ajudar pequeno a expelir as fezes e dar luftal, pra diminuir as cólicas dos gases.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá ' tenho um gatoo com mais ou menos um mes, ele já está em casa e longe da mae. Ele não quer saber de comer ração com leite e sim pão com leite , pode? ele tbm nãao faz coco nem xixi, já dei Luftal pra ele e estou a espera de uma resposta. Por favor me ajudem

Bruna Sodré disse...

E há a possibilidade dele estar com a mãe? Porque, realmente, um mês é muito novo pra estar longe a mãe.. eles só desmamam com 2 meses.

Se ele estiver sem a mãe mesmo, siga as dicas que demos nesse post.

Pão com leite não é recomendado.. não é suficiente pra ele se desenvolver.

Anônimo disse...

Muito Obrigadoo pelas dicas '

Anônimo disse...

Tenho um gatinho de um mês(ele foi separado da mãe porque ela não tinha mais leite), e já a dois dias ele não defeca, já dei Luftal como indicado mais não adianta. Agora dei uma colherzinha de café de azeite de oliva será que vai adiantar ? estou muito preocupada !!! Me ajudem


Obs: sua comida é ração de filhote com leite.

Bruna Sodré disse...

Nesse caso, como já disse antes, não dê nada 'da sua cabeça' pra ele... pois o organismo dos animais é diferente do nosso, e ele pode estar tendo algum problema digestivo que o azeite pode piorar.... Leve a um veterinário.

Anônimo disse...

Gostaria de saber, quais são as vacinas que os gatos tem que tomar, e com quantos meses.


E o banho ? apartir de quantos meses posso dar banho no meu gatinho ?

André disse...

Ganhei um gatinho ontem que demos o nome de Tinasó q tou com medo pq ela nao para de miar e nao come o leite que dechei pra ela, hoje mesmo acho q vo começar a coperar essas dicas muito obrigado e tambem to preparasno a casinha dela q ponhei cachorrinho dos 101 dalmatas e um pedaço d epano molhado pq ela gosta!

Bruno Marota disse...

Se vc ganhou esse gato, ele deve ser mais velho do que a idade que falamos aqui nessa postagem, então, não dê leite, dê ração.

Ela deve estar miando porque está sentindo falta da mãe, com um pouco de carinho e atenção, isso deve ser resolvido em alguns dias.

Anônimo disse...

minha gatinha tem 25 dias e faz 5 dias que ela não faz cocô, ela é órfã, o que eu faço to preocupada com ela, faz 5 dias também que ela perdeu a mãe...

Anônimo disse...

obri gado estar adiantando a massagem que eufiz no meu gato filhote muito obrigado nao sei oque seria sem ele...

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda estar adiantando e ele ja estar andando era gazes eloe iria morrer obrigado...

Nina disse...

Olá, tenho um gatinho filhote, de mais ou menos uns 3, 4 meses. Ele mia de noite e algumas vezes ao dia, isso é normal? Como faço para ele parar de miar? Responda para: celienina@hotmail.com

Anônimo disse...

adotei um filhotinhu de gato hj, ta com 1 mes... mas qdo ele nao ta dormindo , so paradinhu sentado..ele fica balançando mto isso é normal?! to preocupada :/

Bruna Sodré disse...

Anônimo, isso não é normal não.. corra o mais breve possível a um vet!

Bruna Sodré disse...

Nina, não entendi a pergunta.. vc está me perguntando se é normal o gato miar? Seria estranho se ele latisse... não entendi mesmo a sua pergunta. Você não tem como fazer ele parar de miar, ele é um gato e mia mesmo.. se está incomodada com isso não deveria ter animais de estimação, e sim bichos de pelúcia.

Anônimo disse...

realmenti vc responde rapido.. amiga minha q tem gatos falo q ele balançar pode ser medo ou fraquesa,outra falo q pode ser o equilibrio ja q ele tem 1 mes, bom eo estou o alimentando bem...como adotei nesses centro de proteção,pela prefeitura, axo q nao era bem alimentado ou sei la, enfim... ta diminuindo o balançar dele ^^

Anônimo disse...

Boa tarde!
Preciso de ajuda...
Me chamo Caren e minha gata teve 5 filhotinhos, ela naum fica c/ eles e nem dá mamá e quando forço, eles não mamam pq não tem forças e eles estão geladinhos...botei uma caminha bem fofa para os 3 que estão vivos com uma garrafa de água morna ao lado para aquece-los, o que eu faço p/ eles se alimentarem? Não tem nada aberto hoje para comprar seringa ou mamadeira, posso dar em colherzinha? Me ajudem ...

Bruna Sodré disse...

Anônimo, vc irá ter que seguir as dicas de como cuidar de gatinhos órfãos do post..

É lei que tenha alguma farmácia de plantão.. e aí você pode comprar seringa. Mesmo no feriado, é obrigatório que tenha alguma farmácia aberta.

Você tbm pode improvisar com algum conta-gotas.

Bruno Marota disse...

Pois é Caren, com colher vc não vai conseguir. Arruma uma seringa com alguém, qualquer pessoa. Ou vai em uma farmácia de plantão.

O aquecimento é muito importante. Luz amarela para aquecer e água morna ou quente. Recomendo deixar a mãe trancada em um lugar com os filhotes, as vezes funciona.

Anônimo disse...

Peguei um gatinho de rua ontem, acho q ele tem uns 20 dias...levei ao veterinario pq eu fazia massagens e ele nao fazia coco...dai ele me passou uma comida ideal e luftal...e tbm um remedio chamado mercepton.Mas aida nao vi ele fazer coco...pior que o veterinario soh vai tah la daki a 2 dias...to com medo que ele morra...Ah e o luftal ou dou antes ou depois da papinha?
Vanessa.

Bruna Sodré disse...

ANônimo, pode dar o luftal sempre depois que ele comer. Não conheço essa medicação, nem nunca me foi recomendada pelos vets daqui com as nossas ninhadas, mas espero que esse vet saiba o que está fazendo.

Quando tivemos um gato com dificuldades pra defecar nessa idade, o vet simplesmente injetou um óleo específico pelo ânbus, pra ajudar o animal a expelir as fezes, e deu certo. Nada tóxico nem invasivo.. um método seguro. Espero que seu filhotinho fique bem.. mas dê o luftal, que é essencial! Boa sorte!

Anônimo disse...

oi eu tenho um gatinho que ganhei e acho que ele nao tem nem um mes ainda ele toma leitinho na mamadeira só que ele não faz coco nem xixi dei luftal pra ele para ver se resolve, tentei fazer a masagem só que ele é muito danadinho e não deixa. Ele adora ficar no colo, tenho medo que isso possa fazer algum mal a ele, soh que quando o deixo na caminha dele ele sai e fica chorando ja coloquei ursinho ja tentei tapa-lo pra ficar quentinho,mas ele não gosta só a noite que ele deita e dorme lá mas de dia ele so quer ficar no meu colo o que eu devo fazer?

Bruna Sodré disse...

Anônimo.. não sei se o seu comentário é realmente sério, mas.. vou responder. Não há mal, para NENHUM SER VIVO, colo, carinho.. principalmente com bebês. Não recomendo tentar prendê-lo, deixá-lo tampado ou seja o que for.. animais não são bonecos, então, eles têm vontade própria. Se quiser um bicho que fique parado na caminha à noite e não suba no seu colo, compre um bicho de pelúcia. Mas, se realmente se importa com esse gato, leve-o a um veterinário.

Anônimo disse...

minha gata deu criar mais ja dei os filhotes ospeito dela ta muito cheio devo da algum tipo de remedio pra secar ou secar normalmente

Anônimo disse...

ta muito cheio os peitos dela os filhote ten 45 dias mais nao estao mais com ela o q devo fazer pra secar o leite

Gabriela Kapp disse...

Oi Bruna, que legal o seu post. Está me ajudando muito. Meu irmão caçula encontrou um gatinho que aparenta ter uns quinze dias e o "dono" do gato disse que ia matá-lo. Disse que já tinha matado todos os outros. Só faltava esse. Enfim, uma história de arrepiar, como tantas outras que existem por aí. E pra completar o pacote o pequeno estava cheio de pulgas enormes ambulantes. Tive pesadelos essa noite. Estou seguindo todas as suas dicas e receitinhas. Encontrei a mamadeira. Gratidão.

Bruna Sodré disse...

Oi Gabriela, fico muito feliz em saber que pessoas como você têm sensibilidade para cuidar de seres tão indefesos!

Seguindo essas dicas, há enormes chances de ele crescer saudável e virar um gatão!

Uma coisa que esqueci de colocar no post é: quando for alimentá-lo, coloque-o sempre de barriga pra baixo. Nunca deixe que ele fique de barriga pra cima enquanto come, pois pode engasgar com o leite e jogar o líquido para as vias aéreas, causando pneumonia.

Boa sorte!

Faby Bittencourt disse...

Boa noite!!!
Estava lendo aqui sobre gatinhos e descobri esse post, e está sendo ótimo! Muitas informações.
Queria uma ajuda também.
Minha gata deu cria e os gatinhos estão agora com 8 dias. Minha mãe disse que eles estão com pulga, porque pegaram da gata-mãe, e que isso pode vir a matá-los! Gostaria de saber o que posso fazer para resolver isso, sem prejudicar os bebês. Desde já agradeço.

Laila Shams disse...

Olá
Primeiramente, adorei seu blog que foi de extrema ajuda para mim.
Meu gatinho foi abandonado pela mãe, e estava depressivo, mas graças as dicas, hoje ele está bem faceirinho. Gostaria de perguntar com quantos dias ou meses eles começam a fazer as necessidades sozinho?
Obrigado !!!

Bruno Marota disse...

Faby, eu deixaria as pulgas, tiraria com a mão porque eles são pequenos, mas vou deixar para a Bruna responder.

Laila, o que fazemos é o seguinte: Depois de uns 30 dias eles já estão andando bem e tudo mais. Então começamos a estimlá-los dentro da areia e deixamos a areia com o algodão sujo não muito distante da casa deles.

A primeira coisa que farão é tentar comer uma areia, mas em uns dois ou trÊs dias eles começam a fazer no lugar certo e não param mais.

Faby Bittencourt disse...

Mto obrigada pela rapidez em responder!!!Sem querer abusar, tenho outra pergunta.rs.
Minha gata está comendo muito, como já era de se esperar. Queria saber o que mais podemos dar a ela além da ração.
Obri9gada de novo!!!

Laila Shams disse...

Oie, gostaria de saber se posso dar Whiskas a partir dos 30 dias ou pode fazer mal. Meu gatinho fez coco hoje mas a barriga continua inchada e redondinha e estou preocupada. Isso é normal? dei as gotinhas de luftal e depois fiz a massagem e ele fez coco, mas a barriga ainda se encontra redonda.

Bruno Marota disse...

Faby, recomendamos ração mesmo. As rações baratas dão problemas de rins a longo prazo. As rações premium e super premium dão menos problema, o longo prazo é mais longo.

As rações ajudam a evitar tártaro e você pode deixar a vontade. Completa o pote e deixa lá. Os gatos comem de pouquinho em pouquinho.

Você pode dar patê de vez em quando. 90% dos meus gatos adoram.

Bruno Marota disse...

Laila, eu não sei o quanto redondo é isso, mas acabamoa de cuidar de uma ninhada onde 2 eram vira-latas e um mestiço de persa. Sempre damos comida até eles ficarem redondos, porque as vezes não conseguimos dar comida novamente em curo espaço de tempo.

A barrida dos vira-latas estava quase normal na alimentação seguinte. Já o persa, nem tanto. Ele tinha gases e as vezes demorava muito para ele voltar a evacuar, passavam até dois dias. Passamos a massagear mais ele do que os outros e resolveu.

Se o seu estiver evacuando, está tudo bem. Com 30 dias, os riscos já diminuem bastante. As vezes, veja se não tem nada preso na bunda dele. Algumas vezes entope e é preciso amolecer ou tirar o que entupiu.

Você pode sim dar whiskas, mas amassa bem e coloca na ponta do dedo no início e leva até a boca deles. Eles tendem a tentar mamar na sua mão, aí vão começar a comer. Não confie só no patê, dê um pouco da mistura de leite para garantir.

Laila Shams disse...

Muito Obrigada Snap Noris. Me sinto mais tranquila pq fora a barriguinha redonda ele está bem fortinho, já brinca e faz xixi no local certo sozinho.

Ele demorou dois dias para evacuar, ontem que ele fez. Estou dando Luftal, hoje ele acordou com a barriguinha menor.

Já cuidei de muitos gatinhos, mas esse é o primeiro que cuido desde filhotinho, minha gata o rejeitou e ele estava meio depressivo, agora ele parece já reconhecer quem sou e segue minha voz e fica bem calminho.

Obrigado pelas dicas, estava perdida no começo mas graças a vocês já sei como agir.

Anônimo disse...

Olá, minha gata teve filhotes e rejeitou. Estou cuidando deles desde o primeiro dia, hoje estão completando 12 dias. Deu um leite que eh um copo de leite integral, um copo de água, gema cozida,duas col de sopa de farinha láctea e uma col de chá de mel. Estavam com o intestino preso e a vet recomendou uma gota de simeticona diluido em 30 ml de água e dar 0,5 ml. Dei na sexta ao meio dia. Sábado de manhã começaram a fazer coco mole, pastoso, amarelado, laranja. A cada mamada o pano está sujo. Estou dando mamá de 2 em 2 hrs. E só dei o rem aquele dia. Estou preocupada, isso é normal? Continuam mamando normalmente. E quanto mamá eu tenho que dar pra cada? Eles parecem famintos. Nunca cuidei de gatos tão pequenos, pra piorar moro sozinha. Estou um bagaço! Obrigada pela ajuda. Sarah

Bruna Sodré disse...

Olá Anônimo, a simeticona que sua vet receitou é o Luftal, que mencionamos no post. Nós nem diluímos em água.

Nessa idade as fezes são assim mesmo, pastosas e alaranjadas. Mas fiquei bastante preocupada com a gema cozida. Nossa vet frisou várias vezes para tomarmos cuidado ao aquecer o leite, pois a gema não pode cozinhar... pois isso faria mal para o filhote. Quem te disse que a gema deve ser cozida?

Nós sempre salvamos nossos gatinhos com essa receita. Experimente fazer o mesmo, sem cozinhar a gema, ok? Pode dar o leite até a barriguinha deles ficar proeminente.. eles mesmos param de comer sozinhos, pois já estão cheios. É isso que a mãe faria.. eles dormem mamando.

Anônimo disse...

Vou tentar tirar a gema. Essa receita eu achei na internet... Antes de achar o blog de vocês. Obrigada.

Bruno Marota disse...

Não é para você tirar a gema, use a gema, mas não é para cozinhar a gema. Misturamos ela no leite e esquentamos o leite sem deixar esquentar demais.

Anônimo disse...

Fiz o recomendado, coloquei a gema crua. Por enquanto estão ótimos. Obrigada. Sarah

Vivian disse...

Minha veterinária desconsiderou essa receita. Não se dá leite de vaca de forma alguma para filhotes de gato pois dá diarreia. Na falta de leite em pó específico como o Petmilk, pode dar Nan que tem em qualquer supermercado. A receita da gema acima é só em emergências. Procure assim que possível comprar um leite em pó adequado. Estou com 4 filhotes de 20 dias. Me entregaram ainda com o cordão umbilical. Dei Petmilk e agora estou dando Nan e estão bem e saudáveis.

Bruna Sodré disse...

Vivian, trabalho há mais de 15 anos com animais, já salvei inúmeras ninhadas com essa receita. Jogados fora com cordão umbilical, sem nem tomar o colostro... e sobreviveram. Nossa veterinária, que é uma das mais renomadas aqui de Brasília e também ajuda animais de rua, disse que teve mais resultado com essa receita caseira do que esses leites comercializados.. existe mais marketing em cima desses produtos do que verdadeiramente resultado. E muitos vets ainda ganham em cima dessas vendas. Até hoje, não perdemos nenhum filhote por diarréia.

De qualquer forma, é muito bom saber que seus filhotes estão saudáveis!

Luísa Nunes disse...

Olá, tenho uma gatinha aqui em casa que teve 3 filhotes, nunca tive gatos antes então gostaria de saber mais sobre.Quando posso começar a pegar nos gatinhos,quando posso começar a doa-los e dar alimentos sólidos e quando o cordãozinho umbilical cai... Um abraço

Anônimo disse...

Oi, estou novamente recorrendo a vcs.. Comecei a dar leite substituo em pó pq eles estavam com o intestino mto preso. Agora estao com o intestino mto solto, rs. Fazem bastante xixi também. Acho que não estou conseguindo controlar a quantidade de leite nas mamadas. Qnto devo dar e em qntas vezes? Elas estão com 25 dias e aproximadamente 300 gr. Devo iniciar com a ração úmida? Grata. Sarah

Amanda disse...

Olá encontrei uma gatinha abandonada na rua no sábado,os dentinhos dela já começaram a aparecer, ela anda bem mas é meio desengonçada estou dando papinha de ração e leite e ela aceita bem é necessário ainda a mamadeira? Não a vi fazendo cocô ainda mas a barriguinha dela está normal. Dede já agradeço bjs.

Amanda disse...

Ela deve ter que idade mais ou menos?

Bruna Sodré disse...

Oi Amanda, ela já deve ter cerca de 1 mês... e, se já consegue comer a papinha, não é necessário a mamadeira. A mamadeira é apenas pra quando o filhote não consegue comer no pote.

Amanda disse...

Oi muito obrgada pela resposta. Elafez cocô hj mas teve muita dificuldade pois saiu muito duro e ela sentiu muita dor o que posso fazer qt a isso? Muito obrigada bjs!

Amanda disse...

Ela já melhorou, o problema agora são as pulgas...

Bruno Marota disse...

Quando eles tiverem 3 meses ou mais, leve em um veterinário para ele receitar algo para pulgas.

Amanda disse...

Muito obrigada pelas respostas. Que Deus abençoe o trabalho de vocês.

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho uma gatinha q adotei a umas três semanas, ela está gravida e enorme, me senti comprando um kinder ovo quando descobri q ela esta assim... acho q logo logo ela terá os filhotes, tem algumas dicas pra que tudo ocorra bem? Comecei a ler muito sobre gatos recentemente, mas ainda estou muito perdida em ralação a quase tudo pois nunca tive um bixinho antes. Obrigada!

Bruna Sodré disse...

Olá Anônimo! Nossos gatos saíram de uma experiência dessas.. adotamos uma gata "kinder ovo" que, duas semanas depois, pariu 6 filhotes! O ideal é que você a leve ao veterinário para ele precisar mais ou menos o dia que eles irão nascer, e se está tudo bem na gestação. Ele mesmo poderá te passar orientações sobre como proceder no parto. Tem também várias dicas na internet afora... boa sorte!

andrea disse...

achei um gatinho na rua, trouxe pra casa. Dei um banho morno, sequei com secador, comprei uma raçao pra filhotes (purina)e areia de gatos. Ela está fazendo direitinho na caixa, somente algumas vezes ele fez em outro lugar , mas agora está craque! acontece que ele nao levanta o rabinho qdo faz coco e acaba sujando sempre, daí tenho q correr e limpar. Uma conhecida minha, q é veterinaria, disse que ele deve ter uns 50 dias... +ou - , e que posso dar o vermifugo. Só que ele tem feito coco pastoso, bem mole... e varias vezes ao dia, é normal???Fica bem o dia todo, se alimenta bem, e brinca muito, tem sido um companheirao.Qto as vacinas vou esperar mais um pouco , só tô na duvida qto ao vermifugo, se dou ou nao, por causa doas fezes moles,o que acha? já abservei e nao ha vermas nas fezes.Qto ao banho, posoo acostumá-lo com 1 banho por semana? desde já agradeço!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 264   Recentes› Mais recentes»

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...