quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Animais Feitos para o Abate

Este é mais um texto que estava em nosso antigo site. Estou migrando para cá com algumas correções

-----------------------------------

Será mesmo que existe isso? Animal feito para o abate? Algumas pessoas acham que sim. A nossa cultura tenta mostrar para as pessoas que algumas espécies de animais estão neste mundo exclusivamente para o abate. Até mesmo igrejas tentam passar isso para seus fiéis e alguns realmente acreditam. Essa é uma forma de justificar a morte para alimentação.

Muita gente possui animal de estimação em casa e essa categorização entre os anaimais que podem ser abatidos e os que não podem ajuda a manter as pessoas se alimentando deles.

O ser humano tem a tendência a se apegar a outros seres vivos e um cachorrinho é algo que nos deixa muito feliz (pelo menos a maioria de nós). Assim como um gato ou outro animal que cuidamos. Quase todo tipo de ser humano se apega a um animal de estimação com facilidade. De uma forma ou de outra, isso acaba acontecendo. Se começamos a matar animais que convivem conosco para alimentação, logo logo começarão os protestos e brigas contra essa atitude cruel.

Muitos vão ver ou imaginar os bixinhos morrendo e vão até mesmo pensar: Nossa! E se fosse o meu? Como seria eu matar meu animal de estimação ou pedir para alguém fazer, assá-lo no forno e serví-lo à mesa. Esse pensamento faria muita diferença na disposição que as pessoas têm para lutar contra esse tipo de maldade. Por isso, quando separamos os animais que podem ou devem ser abatidos, evitamos que essa realidade seja vista.

Reparem que as nossas leis são feitas para impedir que as pessoas façam algo que não gostamos (pelo menos deveria ser assim). O fato é: Em alguma época da nossa sociedade era possível matar outra pessoa sem ser punido e em alguns lugares ainda é. Mas porque criaram uma lei impedindo isso? Porque ninguém quer morrer ou perder uma pessoa querida só porque alguém quis matá-la. O estupro é proibido porque não queremos que isso aconteça conosco, nem com as pessoas que amamos. Mesmo que algumas pessoas queiram fazer isso, a sociedade proibiu porque ninguém (a maioria) quer passar por isso.

Com os animais não é muito diferente. Se as pessoas começassem a passar por isso e a sentir a perda de seus animais, a coisa seria muito diferente e tudo mudaria muito mais rápido.

Na china, se mata cachorro para comer e da pior forma possível. Diz-se que quanto maior o sofrimento na hora da morte, melhor o sabor da carne. Entretanto, durante as Olimpíadas, foi proíbido servir este prato na cidade. Porque? Porque as pessoas poderiam se sentir ofendidas, ou achar isso um absurdo, talvez isso criasse alguns protestos a mais e seria difícil reprimir em frente a câmeras de todo o mundo. Se você come vaca e porco, porque não come cachorro? Isso não é abusrdo algum. Qual a diferença entre eles? O tamanho? Um faz muuuuu e outro faz auauu? Ache uma justificativa para isso, pense a respeito. Na natureza, o cachorro é predador e preza ao mesmo tempo. Assim como muitos outros animais.

Onde eu quero chegar com isso tudo? As pessoas não entendem que os animais são muito parecidos. Todos os mamíferos possuem um sistema nervoso muito parecido. Assim como sentimentos e pensamentos. Pode ser que esses não sejam tão elaborados quanto os nossos, mas a essência é a mesma. Repare que não estou comparando animais e pessoas. Estou camparando espécies diferentes de animais e nós temos a tendência a pensar que um cachorro sofre mais que uma vaca. Isso não é verdade. Existe uma grande possibilidade da vaca ser até mesmo mais inteligente que os nossos animais de estimação.

As pessoas utilizam estes argumentos como justificativa para manter seus habitos alimentares. Isso é uma forma de auto-enganação. Tem gente que precisa disso. Enquanto outros, são mais sinceros e assumem: Sim, eu como carne. Eu sei que é um animal morto como qualquer outro, até como o meu cachorro, mas não me importo com isso. Existem até pessoas que se dizem religiosas e afirmam que Deus criou estes animais para isso. É um pensamento bastante cômodo por sinal. Parecido com áquele que dizia que os reis tinham direito divíno ao trono. Por falar em Deus, tudo que está na Bíblia e se refere a Jesus tem um significado extra, algo além do que está escrito, a única coisa que aparentemente não possui significado é o fato dele ter nascido entre os animais e não entre os humanos.

2 comentários:

Bruno Marota disse...

Esse comentário foi deixado no outro site por uma pessoa chama HELDER e eu também trouxe para cá.

HELDER disse:

Eu não entendi qual é a sua opinião nesse assunto, qual foi o ponto em que quis chegar. Mas vejo esse assunto da seguinte forma, cada pessoa tem modos diferentes de se vestir, pensar e comer. Cada qual tem aversão a certas coisas que outros sentem prazer, não sou ninguém para julgar ou tentar impor o que penso na cabeça de alguém. Eu adoro carne e não tenho dó dos animais que foram abatidos, nós seres humanos somos o topo da cadeia alimentar, se alimentando de todo tipo de alimento disponível no planeta, vegetais, legumes, sementes e carne. Não concordo com o fato de fazer o animal sofrer na hora do abate, nem um leão que não tem o mesmo senso lógico que nós seres humanos, abate suas presas de forma cruel. Isso é o resultado maldade que o ser humano carrega dentro de si, construindo armas, maltratando animais, explorando crianças, entre outras milhões de coisas que o ser humano faz, que também podem ser atos dignos de um ser excepcional.

Tes Saloniki disse...

Boa tarde!
Seu conteúdo foi divulgado no blog Planeta Vegetariano (http://planetavegetariano.blogspot.com), com os devidos créditos. Não deixe de conferir!

TES

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...