segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeiro Hambuguer de Laboratório Pode Resolver Muitos Problemas

O primeiro hamburger produzido em laboratório, apresentado e degustado nesta segunda-feira (5), numa conferência científica em Londres, podrá resolver muitos problemas da nossa sociedade, inclusive para os vegetarianos. Com uma produção deste tipo poderemos minimizar graves questoes ambientais relativas à criação de animais para abate, assim como não reduziremos a necessidade de matar um mamífero para alimentação.



Cientistas holandeses utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer. Os pesquisadores dizem que a tecnologia poderia ser uma forma sustentável para suprir a crescente demanda por carne. Isso significa que os animais não precisariam ficar soltos nos pastos da Amazônia, nem confinados em locais pequenos e sujos. Suas fesez não precsariam ser levados aos rios e nem contaminariam o solo, o que diminuiria a poluição e eliminaria a necessidade de antibióticos para controle  de doenças na criação.

Já para os vegetarianos que, como eu, optaram por não comer carne por causa da violência a qual os animais são submetidos, seria uma solução interessante e sem necessidade de substituição. O problema da alimentação carnívora não é a carne em si, mas como ela é obtida. Não tendo origem em maus tratos e não havendo o sofrimento, não há problema. Seria uma comida como qualquer outra.

Resta saber se o processo de produção será mesmo tão mais ambientalmente correto como eles dizem que será e como faremos para controlar qual carne foi produzida de que forma. Afinal, em um país como o nosso, nada impedirá um produtor ou vendedor de dizer que seu hamburguer foi feito em laboratório, mesmo não sendo.








Nenhum comentário:

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...