segunda-feira, 7 de março de 2011

Consultas veterinárias pela internet

Achei interessante tocar nesse assunto, já que estamos recebendo muitos comentários perguntando sobre remédios e procedimentos para animais doentes que NÃO foram a um veterinário.

É muito comum recebermos comentários do tipo: "meu animal não come a 3 dias, nem levanta. O que posso dar pra ele?"

Gente.. primeiro quero dizer o quão absurdo é ter um animal e não levá-lo a um veterinário. Se você opta por cuidar de um animal, o veterinário é a primeira pessoa que você deve buscar caso ele tenha alguma alteração de saúde. Se ele está sem comer há dias.. já deveria ter levado para uma clinica - PRA ONTEM! Isso é uma amergência de saúde, sem dúvida alguma. E a internet não é lugar pra diagnosticar ninguém. Bastam 48h sem comida pra um gato morrer de lipidose hepática.


Não existe diagnóstico ou tratamento pela internet. Assim como não existe diagnóstico online em humanos, em animais é a mesma coisa. Aliás, MUITOS medicamentos HUMANOS, que as pessoas compram nas farmácias tentando medicar animais são altamente FATAIS EM ANIMAIS. A Novalgina, o Cataflam, Laxantes, são fatais.. gente, se a idéia é salvar o animal, que lógica tem ministrar uma droga que você não tem o menor conhecimento em uma espécie que vc conhece menos ainda?

Até algumas medicações veterinárias (como a IVERMECTINA, ou IVOMEC) são fatais para gatos. Alguns cães tbm são sensíveis a essa substância, e não é raro virem a falecer por isso...

Tentar diagnosticar e medicar um animal pela internet é o mesmo que chegar em um fórum de saúde alegando dor de cabeça e pedir um diagnóstico - sem um exame mínimo, é imposível! Podem ser todas as doenças do mundo. E, até você descobrir, seu animal estará morto.

Se você se propõe a cuidar de um animal, saiba que ele merece um mínimo de cuidado.

5 comentários:

Anônimo disse...

meu gatinho esta com prisão de ventre oque eu posso dar para ele parar e bota as feses pra fora??

Anônimo disse...

nossa,muito importante pois aqui tem 2 gatinhos abandonados e eu vou cuidar deles agora que eu sei

Anônimo disse...

eu cachorro comeu algodão e esta sem fazer coco o q devo fazer com ele?

Anônimo disse...

pois é minha querida, mas nem todos tem dinheiro para pagar 50 reais apenas uma consulta, sem falar nos exames e remedios.. se tem dinheiro para me dar eu agradeceria, passo até o numero da conta. e se acha q eh melhor abandona-lo do que tentar cuidar dele, mesmo sem condiçoes financeiras, nao sei qual a sua concepcao de amor!

Bruna Sodré disse...

Olá Anônimo que não quis se identificar.. minha concepção de AMOR é: eu me endivido (como já fiz muitas vezes) mas não deixo de oferecer ajuda médica qualificada ao animal.

Assim como não deixaria um filho ou um parente passando mal sem ajuda médica.. tentando salvá-lo com receitinhas médicas de fóruns de internet, enquanto a pessoa agoniza de dor.

Quando alguem se dispõe a ajudar um animal, acho que esse é o MÍNIMO que ela deve fazer. E se a pessoa tem dinheiro suficiente pra ter acesso à internet(coisa que MUITOS ainda não tem)e ficar perguntando e consultando em fóruns, COM CERTEZA pode se sacrificar para levar um animal em sofrimento a um profissional. É só uma questão de PRIORIDADE.

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...