terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Segredo do Macarrão Caseiro

Esse é mais um texto do site antigo. Dei uma mexido em algumas coisas e ai vai ele. Espero que gostem.

--------------

Macarrão é fácil de fazer. Qualquer idiota faz. Certo? Sim. Qualquer um. Apesar desta informação ser correta, eu fui percebendo que não conseguia comer um bom macarrão em qualquer lugar. Na casa dos amigos e até em restaurantes "italianos".

Eu era novo e não entendia muito bem porque. Eu lembrava do macarrão da minha vó que era todo feito a mão e de todos os tipos diferentes. Depois vinha o macarrão da minha mãe, com massa industrial, e eu simplesmente não tinha ânimo de pedir um espaguete em lugar algum. Simplesmente não valia o dinheiro que eu estava pagando. Claro que estamos falando de restaurantes normais. Nada de R$ 100 para comer 100 gramas de massa.

Não era só eu. Muita gente, quando ia comer macarrão em minha casa simplesmente adorava. E eu achava aquela comida tão normal. Era apenas o bom e velho macarrão de domingo, que eu comia também na segunda-feira. Porque as pessoas gostavam tanto? Alias, tem famílias onde as crianças reclamam que todo domingo tem macarrão. Na minha casa nunca foi assim. Eu comecei a perceber que tinha algo de diferente.

Poderia pensar que a massa era diferente, mas não era isso. Minha avó fazia a massa na mão, minha mãe comprava pronta e eu também compro pronta. Ninguém tem tempo de ficar preparando massa todos os dias. Fica melhor quando feita manualmente, mas o problema não era esse. Depois que sai de casa e comecei a cozinhar com mais frequência, me dei conta do que acontecia. As questões eram duas: O molho e o tempo que o macarrão fica exposto àquele molho.

Quando quero cozinhar rápido, faço o macarrão, pego o molho pronto, seja em latinha ou um que eu fiz e taco no macarrão. Vou comendo e não fica tão bom assim. Ai vem o queijo ralado, outra coisa que eu não costumo fazer é comer macarrão com queijo ralado. Para mim, tira o gosto. E quem é vegano também não faz isso. Eu sou apenas vegetariano.

No modo macarrão rápido, o queijo parmesão dá um gostinho onde o molho não chega. Tem gente que gosta mesmo do queijinho em cima. Ai é outra história. Eu não gosto muito. Costumo abrir mão desse recurso.

Quando estou com tempo para cozinhar é que a coisa muda. E era assim que vovó e mamãe sempre faziam. Não existia o modo rápido. Primeiro, devemos fazer um molho. Seja caseiro ou industrializado, mas ainda assim, coloque ele na panela e tempere a gosto. O molho tem que ficar bom o suficiente para você querer comer com pão. E eu me lembro que sempre ia na cozinha, pegava um pão. Qualquer que fosse ele e ia na panela roubar um pouco de molho. Minha vó me expulsava de lá. Pão com molho tomando banho de piscina então, é um sonho.

Quando estou cozinhando em casa, eu sei que meu molho está bom quando eu fico querendo provar a todo momento. Fico comendo o molho puro. Tanto o vermelho, quanto o branco. Quanto mais eu quero "provar", mais eu sei que está bom. Então, faça um molho gostoso. Eu faço um para lasanha de soja que o tempero principal é azeitona veder bem picada. Fica ótimo.

O molho também não pode ficar muito aguado, porque não vai grudar no macarrão. E ai você vai comer quase massa pura. Certo? Deixe ele ferver, engrossar um pouco e depois, vá colocando camadas de macarrão e molho em uma assadeira qualquer alternadamente. A cada nova camada de molho, de uma mexida para o molho achar todo o macarrão. Depois que colocar a última porção do macarrão. Jogue bastante molho por cima. Tente cobrir tudo e não mexa. Isso só vai funcionar se o molho não estiver muito ralo. É obvio que seu molho não precisa ser feito só de tomate, água e condimentos. Existem outras coisas que podem compô-lo, como proteína de soja, para fazer um molho a bolonhesa.

E depois? Você serve? Não, claro que não. Leve ao forno. A água vai ferver e vai ajudar a massa a pegar o gosto do seu molho. As coisas serão um pouco remexidas pela água saindo e o molho ficará mais grosso ainda. Ai sim. Depois de uns 20 ou 30 minutos, é a hora de servir.

Por incrível que possa parecer, muitas pessoas já se assustaram quando eu falei que levava o macarrão ao forno depois de jogar o molho em cima. Mas é verdade, fica bem melhor. Não sou nenhum Chef, mas as pessoas gostam. É por isso que tem gente por ai que fala assim: "Mas você vai comer só macarrão? Não tem mais nada? Nem uma carninha de soja? (sou vegetariano e faço campanha)" Eu sempre respondi: É! Vou comer só macarrão mesmo!. Depois que as pessoas comiam, se acostumavam rapidamente com a idéia de não ter outra coisa para acompanhar.

Eu até já ouvi frases como: "Cadê o ketchup?" Isso foi antes da pessoa comer. E depois de prova a frase mudou: "É que o macarrão da minha casa não é assim!" Macarrão com ketchup é sacanagem. Nem um kinojo merece isso. Faça um macarrão gostoso para a sua família.

4 comentários:

Wagner disse...

Prezado Amigo
Falei de vaca atolada (caldo) e não havia percebido que vc é vegetariano. Mas quando quiser uma receita de caldo só com legumes e vegetais eu tambem faço.
Abraços

Bruno Marota disse...

Sem problemas quanto a Vaca Atolada. Não como, mas não me senti ofendido.

Anônimo disse...

q dica ótima, muito obrigado.
fiquei com umas duvidas; qual a temperatura do forno? vc pré-aquece?
é de 20a30 minutos no forno ou de descanso?

vc mistura o queijo nele antes de ir pro forno né?

Bruno Marota disse...

Quanto ao queijo, depende. As vezes eu coloco queijo misturado no macarrão e depois levo ao forno, as vezes, coloco queijo por cima para derreter e vai ao forno também, mas a maioria das vezes faço sem queijo e cada um coloca depois se quiser.

Outros posts do Cozinha Veg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...